Um vídeo disponibilizado na internet mostra a condição precária na qual o cobrador de uma estação-tubo, em Curitiba, enfrenta a forte chuva que caiu em Curitiba, supostamente no último sábado. Nas imagens é possível ver o trabalhador “ilhado” na própria estação, completamente encharcado, enfrentando o temporal e o frio.
Aparentemente o “kit frio”, que deve obrigatoriamente ser distribuído aos motoristas e cobradores pelas empresas de ônibus da capital, não é suficiente para garantir condições confortáveis de trabalho em condições de grande adversidade.
Informado sobre o vídeo, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), afirmou que no começo do ano foi feita uma denúncia ao Ministério do Trabalho e que, após análise técnica pericial, deu parecer desfavorável às empresas de ônibus, constatando condições insalubres de trabalho de seus funcionários. O sindicato afirma ainda que o kit inverno não é suficiente para garantir a proteção dos trabalhadores, sendo essa uma solução paliativa e pede a modernização e ambientação do local de trabalho dos cobradores.
Os trabalhadores que se sentirem em condições de trabalho adversas podem fazer uma denúncia ao sindicato, que mantém uma equipe de fiscalização que vai até o local e, se preciso, retira o trabalhador do posto de serviço, assumindo a responsabilidade jurídica da situação.