Após 580 dias, apoiadores desmontam últimas barracas da Vigília Lula Livre

A Vigília Lula Livre se manteve durante os 580 dias que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Após Lula deixar a cela na última sexta-feira (8), nesta terça-feira (12) as últimas barracas e estruturas do acampamento foram removidas do bairro Santa Cândida.

A concentração de pessoas em apoio ao ex-presidente alterou a rotina do local. O bairro de Curitiba, que é residencial, passou a conviver com constantes bloqueios, barulhos durante o dia e muitas visitas de políticos da esquerda.

Depois de 580 dias, os moradores poderão retornar a rotina normal. A notícia foi compartilhada pelo jornalista Marc Sousa.


Fim da Vigília Lula Livre

Na última sexta-feira (8) a caminhada de Lula entre o portão da PF e o palco da Vigília Lula Livre marcou um dos últimos atos do acampamento. No local, vários militantes petistas se reuniam diariamente para apoiar o ex-presidente. Logo pela manhã os moradores do bairro ouviam o tradicional grito de “Bom dia Lula”.

Depois de não escutarem mais os gritos de apoio e perceberem uma movimentação de desmonte das estruturas, nesta terça-feira (12) os moradores viram as últimas barracas sendo levadas.

vigilia lula livre

Registro da tarde desta terça-feira (12) (FOTO: MARC SOUSA/ RIC)

Lula participa de último ato inter-religioso

Além das tradicionais conversas e debates entre os apoiadores, a Vigília Lula Livre contava com uma programação. Por exemplo, todo domingo era celebrado um ato inter-religioso para interceder pelo ex-presidente.

Neste domingo (10), apesar de Lula não estar mais preso na sede da PF, religiosos se reuniram no local e realizaram o último ato, uma Celebração de Ação de Graças pela liberdade de Lula. Assim como nos outros dias, a transmissão foi realizada e o ex-presidente surpreendeu os militantes. 

Por telefone, Lula entrou em contato e informou que estava assistindo a transmissão pela internet. “Eu quero dizer pra vocês que não existem palavras para que eu possa dizer o quanto eu me orgulho de ter vocês como companheiros e companheiras que me ajudaram, fazendo suas pregações, rezando, com sermões de vocês me fortaleci muito na cela em que eu estava durante 580 dias”, ecoou Lula pelo sistema de som no local.

Confira o último ato inter-religioso:

Local se tornou ponto de peregrinação para apoiadores

A concentração de apoiadores era constantemente visitada por políticos e pensadores da esquerda. A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, era visita constante e foi a primeira a discursar após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também era conhecido pelas constantes visitas a vigília. 

Durante o período que esteve preso, diversas vezes o ex-presidente enviou cartas aos apoiadores que passavam a dia todo enviando energia positiva. Agora, os militantes pretendem organizar um museu com os artigos utilizados no período da vigília, como o livro de presença dos que estiveram na vigília e as cartinhas de Lula.

vigilia lula livre

Registro do dia do aniversário de Lula (FOTO: REPRODUÇÃO/ FACEBOOK/ VIGÍLIA LULA LIVRE)

Alívio aos moradores

Os moradores do bairro Santa Cândida poderão retornar as rotinas normais perto de casa. A vigília Lula Livre causou diversos bloqueios e interceptações, principalmente no trânsito, em toda região. O local, que sempre foi de tráfego tranquilo, de uma hora para outra passou a ter constantes manifestações.

Após os últimos atos apoiadores realizaram um mutirão de limpeza no local.

12 nov 2019, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 15h15.
Mostrar próximo post
Carregando