Ação de combate ao novo Coronavírus conta com mais de 800 trabalhadores do setor de limpeza

por Thamany
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 26 jun 2020, às 17h05. Atualizado às 17h06.

Desde o início do mês de maio, o Sindicato do Asseio e Conservação do Paraná, SEAC-PR, e o Siemaco vêm realizando ações de combate à ação de combate ao coronavírus. O projeto para conter a pandemia da Covid-19. São diversas frentes de trabalho que têm como objetivo trazer mais segurança aos trabalhadores da área da limpeza, que estão na linha de frente do combate à pandemia.

Entre elas, estão o cuidado intensivo com a saúde dos colaboradores de empresas associadas. Para se ter ideia, até agora, já foram distribuídos mais de 25 mil kits de máscaras de proteção e álcool gel a mais de 800 trabalhadores do setor.

“Nosso objetivo é que os trabalhadores do setor estejam protegidos contra essa doença, que está fazendo cada vez mais vítimas. Nossa obrigação, como sindicato responsável pelo crescimento do setor é garantir que todos estejam protegidos, uma vez que o serviço prestado pelo setor é essencial inclusive para garantir a saúde do resto da população”, explica Adonai Arruda, presidente do Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná, o SEAC.

Ação pretende atingir o máximo de trabalhadores essenciais

No Paraná, hoje, são mais de 70 mil trabalhadores que atuam em áreas essenciais como portaria, zeladoria, coleta urbana, serventes, merendeiras, camareiros, auxiliar de cozinha, jardineiros, entre outras.

“A ideia é conseguir atingir o máximo de trabalhadores, para que nosso setor se saia cada vez mais fortalecido e pronto para atender toda a população de maneira eficaz”, diz Manassés Oliveira, presidente do Siemaco e da Feaconspar.

A união entre os sindicatos que representam as empresas e os trabalhadores foi essencial para garantir os mutirões de testagem e de distribuição dos kits, que inicialmente estão sendo realizados em empresas associadas ao SEAC-PR em Curitiba, RMC e litoral, mas a ideia é levar também os mutirões para as cidades do interior do Paraná.

“Estamos esperando mais lotes de testes e de kits e em breve todo o Paraná será atendido por essa ação com o auxílio do SESMT Coletivo, Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho, que desenvolve um trabalho pioneiro no setor”, conta Adonai.

Limpeza profissional como saída para prevenção

A ideia de realizar essa ação de combate ao coronavírus partiu do entendimento que tanto o sindicato patronal quanto o laboral têm de que o setor realiza uma atividade essencial, necessária na manutenção da saúde da população. Com o avanço da pandemia, cada vez mais os trabalhadores e a profissionalização do setor garantem que o vírus não se espalhe nos mais diversos locais, como hospitais, shoppings, comércio, setor de alimentação e administrativo.

“O trabalho desses profissionais é essencial. Lidamos com saúde diariamente quando entregamos bancos, escolas, leitos hospitalares limpos e esterilizados para uso da população. Se não fossem esses profissionais, o caos estaria instalado e, por isso, essas ações são fundamentais para que esse cenário seja revertido”, finaliza Adonai.

Mostrar próximo post
Carregando