Dia D de vacinação no Paraná acontece neste sábado; veja horários de funcionamento
O Paraná vai participar da mobilização nacional do Dia D neste sábado (13), na campanha de vacinação contra a gripe. A ação de combate à Influenza começou no dia 25 de março. Até o momento, a campanha é direcionada aos grupos prioritários (veja a lista abaixo).
Vacinação em Curitiba
Em Curitiba, 20 unidades de saúde participam do Dia D, das 9h às 17h, neste sábado. Durante o Dia D, além da vacina contra a gripe para o público prioritário, serão oferecidas todas as vacinas do calendário de rotina.
Fazem parte da ação as seguintes unidades: Mãe Curitibana, Ipiranga, Maria Angélica, Bom Pastor, Butiatuvinha, Dom Bosco, Santa Rita, Visitação, Hauer, Diana, Tingui, Bairro Novo, Umbará I, Augusta, Sabará, Taiz Viviane Machado, Santa Quitéria II, Vila Guaíra, Uberaba, Iracema. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.
Dia D no Oeste do Paraná
Em Foz do Iguaçu, vão estar abertas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. Neste dia, também estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para a população em geral.
Já em Toledo, todas as unidades de saúde da cidade e do interior vão estar abertas das 8h às 17h, exceto as dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Boa Vista e Dez de Maio, que vão atender das 8h às 12h.
Por fim, em Cascavel a aplicação das doses vai acontecer em 38 unidades básicas da área urbana, das 8h às 17h, inclusive nas unidades que têm atendimento exclusivo para dengue. Na área rural, não vai ocorrer a ação.
Norte e Noroeste do Paraná contra a gripe
Em Londrina a vacinação, será das 9h às 16h, em UBS’s localizadas em todas as regiões da cidade. São elas: UBS Vivi Xavier; UBS do Armindo Guazzi; UBS do Santa Rita; nUBS da Vila Casoni; e UBS do Guanabara. Além destas UBSs, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar a vacina no estande do Hospital do Câncer de Londrina (ICL), na ExpoLondrina, também no sábado (13), das 15h às 20h.
O Dia D em Maringá será em todas as UBS’s, com exceção da unidade da Zona 7, estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação.
Os interessados devem comparecer nas unidades com documentos pessoais, carteira de vacinação e documentação que comprove pertencer ao grupo prioritário. As crianças e menores de idade devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Não é necessário realizar agendamento.
Confira os grupos prioritários do Dia D:
Crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.
Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.
Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!