Maringá vai aplicar fumacê contra dengue; veja áreas e orientações

por Letícia Tristão
com assessoria
Publicado em 15 fev 2024, às 13h09. Atualizado às 13h15.
POST 7 DE 10

Maringá vai iniciar a aplicação do fumacê nesta sexta-feira (16) em vários bairros da cidade. Foram selecionadas 702 quadras para aplicação do inseticida.

Os bairros foram selecionados de acordo com casos confirmados e notificados da doença, e o índice de infestação em Maringá, que está em risco médio.

Terão fumacê:

Parque Itaipu, Jardim Diamante, Jardim Piatã, Vila Operária, Jardim Dias, Jardim Oriental, Jardim Universitário, Jardim Alvorada I, Jardim Novo Oásis, Alvorada II Ampliação e Conjunto Residencial Branca Vieira e Conjunto Habitacional Requião.

VEJA O MAPA AQUI

A aplicação do fumacê ocorre em cinco ciclos, com um intervalo de retorno de três a cinco dias entre cada etapa.

Orientações

O inseticida será aplicado todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, entre 5h e 10h e 16h e 20h.

No momento da aplicação, é preciso deixar portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. É preciso recolher os recipientes de água e comida dos animais de estimação. Os criadores de abelhas devem proteger as colmeias antes da aplicação. 

O fumacê se dissipa rápido e, em no máximo 3 horas, não tem mais efeito ambiental. Após esse período, é possível descobrir a gaiola e colocar novamente os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

O inseticida só elimina os mosquitos que estão voando e não afeta os ovos e larvas presentes na água parada. Com isso, a ação não diminui a necessidade de limpeza dos quintais e retirada de materiais que acumulem água.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui