Médico é afastado após recusar atestado para mãe cuidar filho de 5 anos doente

Profissional ainda perguntou "qual o risco que ele tem de ficar em casa sozinho?"

Publicado em 21 maio 2024, às 16h55.

Um médico recusou atestado para a mãe cuidar do filho de cinco anos que estava doente. O profissional que trabalha de forma terceirizada está afastado. O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cambé, no Norte do estado. Veja o vídeo abaixo.

Médico recusou atestado para mulher cuidar do filho doente em casa
Caso aconteceu na UPA de Cambé (Foto: Reprodução/RICtv)

A mãe do menino afirmou que ele estava com febre e sintomas gripais e que precisava ficar em casa para cuidar do filho. O atendimento aconteceu por volta das 5h. Um vídeo mostra o momento em que Luciana Gonçalves Costa conversa com o médico.

Leia também:

Ao fim da consulta, o médico pergunta se a criança tem algum problema de locomoção ou nutricional e firma que a criança de cinco anos poderia ficar em casa sozinho. “Qual o risco que ele tem de ficar em casa sozinho.”, disse o médico.

A mãe esperou a troca de plantão e procurou outra médica, que concedeu o atestado. “O que eu passei eu não desejo nem pra um cachorro, imagina pra uma mãe.”, desabafou a mãe.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, somente adolescentes a partir dos 12 anos podem ficar sozinhas em casa. Crianças de até 12 anos incompletos que são deixas sozinhas em casa pode caracterizar abandono de incapaz.

Médico afastado

O profissional está afastado após notificação feita pela Prefeitura de Cambé. Ele trabalha de forma terceirizada, e é contratado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também abriu um procedimento para investigar a conduta do médico.

Veja o vídeo do momento em que o médico recusa o atestado para a mãe

Médico foi afastado (Vídeo: Reprodução)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mostrar próximo post
Carregando