Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies? Confira a lista

por Thamany
da equipe RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 5 maio 2020, às 00h00.

Um estudo publicado em abril apontou novas descobertas sobre quanto tempo o novo coronavírus sobrevive nas superfíciesDe acordo com a publicação na revista científica “New England Journal of Medicine”, o vírus causado pela Covid-19 pode sobreviver por até três dias nas superfícies como plástico e aço.

Novo coronavírus sobrevive por mais tempo em plástico e aço

O trabalho conduzido por cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estuda o comportamento do vírus em diferentes superfícies, usando cinco materiais diferentes. O resultado apontou que o novo coronavírus pode se manter mais estável quando em materiais como plástico e aço inoxidável, comuns no nosso dia-a-dia.

A pesquisa foi realizada a partir da simulação de uma pessoa tossindo ou espirrando, mostrando que as partículas do vírus ficam detectáveis por até três horas. O estudo trouxe como resultado uma lista com o tempo de sobrevivência do vírus em certos materiais.

Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Confira o tempo de sobrevivência do novo coronavírus em alguns materiais pesquisados

  • Aço inoxidável: 72 horas (três dias)
  • Plástico: 72 horas (três dias)
  • Papelão: 24 horas (um dia)
  • Cobre: 4 horas
  • Poeiras: 40 minutos – 2 horas e 30 minutos

Em materiais como tecidos, ainda não existem estudos com resultados conclusivos sobre o tempo de sobrevivência do vírus. De acordo com estudos realizados com patógenos semelhantes, porém, os vírus costumam sobreviver de 72 a 96 horas nos tecidos. Por isso, é recomendado por profissionais da área a lavagem intensa de roupas com suspeita de contaminação.

Além disso, outro estudos apontam que os vírus costumam ter uma capacidade elevada de sobreviver em superfícies extremas, como objetos congelados. Isso significa que o vírus pode ser capaz de resistir e se manter ativo em produtos guardados no freezer e no congelador.

Cuidados a serem tomados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns cuidados devem ser tomados para evitar o contágio por coronavírus por meio do contato com objetos contaminados.

  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que podem estar nas mãos
  •  Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Higienizar imediatamente roupas utilizadas fora de casa

Mostrar próximo post
Carregando