Terceiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Paraná
Foi divulgado nesta segunda-feira (11) o terceiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Paraná. O paciente trata-se de um homem, de 29 anos, morador de Curitiba e que viajou recentemente para São Paulo. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde, que afirmou que a confirmação do diagnóstico aconteceu na última sexta-feira (8).
O Paraná já havia confirmado outros dois casos nos últimos dias, sendo dois homens de 27 e 31 anos, também residentes na capital paranaense. Há ainda, outros oito casos em investigação nos municípios de Curitiba (4), Cascavel (1), Londrina (1), Campina Grande do Sul (1) e Pinhais (1).
- Veja também: Varíola dos Macacos: Brasil ultrapassa 200 casos e Paraná é o 4º estado com mais infectados
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.