UPAs lotadas: Sistema de saúde de Curitiba tem mais uma noite caótica
As Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) de Curitiba tiveram mais uma noite caótica com muitas filas nesta quinta-feira (11). Os pacientes que precisaram de atendimento nas unidades tiveram que esperar durante horas. A equipe da RICtv, passou nas UPAs do Cajuru e do Boa Vista e registrou os problemas.
Um casal, que estava acompanhado dos quatro filhos, aguardou aproximadamente seis horas para conseguir atendimento na UPA do Cajuru. Sem ter outra opção, a família precisou aguardar na longa fila para realizar a consulta médica. “Um descaso”, lamentou o pai
Já outra idosa, que chegou na UPA pela manhã e só conseguiu atendimento no período da noite, desabafou: “A gente que é pobre tem que enfrentar tudo isso”.
Mudanças no atendimento das UPAs
Nesta quinta-feira (11), a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, informou que a Prefeitura já iniciou um plano de contingência devido a sobrecarga e alta demanda nas Unidade de Pronto Atendimento e hospitais.
De acordo com Beatriz, a alta dos atendimentos se deve a quadros respiratórios e de dengue (30%), e também de glicemia, AVC e cardíaco, por exemplo (70%). Para ela, o tempo mais longo no atendimento de pacientes com suspeita de dengue pode estar aumentando o fluxo. Outro fator são a alta de cerca de 10% nas vítimas de acidentes de trânsito, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, no 1º trimestre de 2024 com relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme a secretária, a Prefeitura está reorganizando os fluxos de atendimento. “O atendimento ao paciente com suspeita de dengue ele causa maior tempo de atendimento e isso reflete no tempo de espera”, disse ela. Beatriz ressaltou que a equipe busca a “espera segura” e precisa identificar qual paciente “não pode esperar”.
Para agilizar o atendimento, as unidades de saúde Boa Vista e Cajuru terão tendas que começam a funcionar nos próximos dias. “Não são a maioria dos casos ainda, isso pode vir a acontecer na evolução das próximas semanas, em razão das mudanças climáticas, mas este fluxo de Covid, respiratório e dengue ficam para as tendas no bairro Cajuru e Boa Vista.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.