Funcionários da Volkswagen no Paraná votam redução de jornada e salários nesta segunda-feira (20)

por Gabriel Azevedo
com informações de agências
Publicado em 19 abr 2020, às 00h00.

Funcionários das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil decidem nesta segunda-feira (20), proposta da empresa de corte de 30% na jornada de trabalho e nos salários, além de um novo programa de lay-off (suspensão de contratos). A votação será on line durante todo o dia. O grupo emprega cerca de 18 mil trabalhadores.

No Paraná, a Volkswagen tem uma fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que também produz veículos da Audi. Ao todo, são mais de 2 mil funcionários no Estado.

Em vídeo enviado aos trabalhadores na tarde de sábado (18), dirigentes dos sindicatos informaram que, apesar da redução prevista na Medida Provisória 936 – em que o governo participa liberando pare do dinheiro do seguro desemprego -, o salário líquido (descontado INSS e IR) será integral pois a Volkswagen vai arcar com eventuais diferenças. “O importante é que há garantia de 100% do salário líquido”, disse Wagner Santana, presidente do sindicato.

Prorrogação das paradas

Na sexta-feira (17), a FCA Fiat Chrysler fechou acordo de redução de 5% a 20% de jornada e salários dos funcionários da área produtiva das duas fábricas de automóveis do grupo em Betim (MG) e Goiana (PE), e para a unidade de motores em Campo Largo (PR). O pessoal administrativo seguirá em trabalho remoto (home office). Ao todo, o grupo emprega cerca de 26 mil funcionários no País.

General Motors e Toyota também já fecharam acordos similares, mas com retorno às atividades previsto para junho. Na sexta-feira, Nissan e PSA Peugeot Citroën, ambas com fábricas no Rio de Janeiro, informaram que vão estender as férias coletivas até 21 e 31 de maio, respectivamente. Antes o retorno estava programado para a próxima quarta-feira.

Também na sexta-feira, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos acertou com o grupo Caoa Chery a adoção de home office com redução de jornada e salário dos 200 funcionários da área administrativa. Os da produção estão em lay-off sem data de retorno.

 

Mostrar próximo post
Carregando