Ministério da Justiça autoriza envio da Força Nacional ao Paraná

Coronel Hudson Leôncio Teixeira confirmou reunião na Secretaria da Casa Civil sobre o tema

Panorama Político

por Brayan Valêncio
Publicado em 20 set 2024, às 17h42. Atualizado às 17h43.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional no Paraná. O objetivo é auxiliar os agentes estaduais no enfrentamento do crime organizado nas regiões de fronteira e também portuárias. A decisão assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira.

Força Nacional é autorizada a atuar no combate ao crime no Paraná; veja no RIC Notícias Opinião
Ainda não foi especificado o número de agentes que serão enviados para as operações (Foto: José Cruz / Agência Brasil)

Segundo o documento, deve ocorrer uma atuação integrada com os órgãos e agências destinadas ao enfrentamento às organizações criminosas, crimes transnacionais e conexos, prioritariamente nas regiões fronteiriças e costa marítima.

Também será foco dessa ação conjunta do governo estadual e federal as atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública. Segundo Lewandowski, essa ação deve durar por 90 dias.

Com base nessa expectativa de manter a ordem pública, a Força Nacional pode ser deslocada para a região de conflito entre indígenas e moradores locais de Guaíra e Terra Roxa

Segundo o Deputado federal Pedro Lupion (Progressistas), que também é presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), o Governo Federal tem sido incompetente e demora para atuar em situações prioritárias.

“Levantar suspeitas de quem é sério ou não na agropecurária brasileira, em um contexto de total incompetência e inoperância do governo em combater problemas pontuais como as invasões de terra e os incêndios criminosos que assolam o país, é no mínimo irresponsável”, diz Lupion.

Contingente não foi detalhado

Na portaria assinada pelo ministro da Justiça fica definido que a operação terá o apoio logístico dos órgãos estaduais, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

O despacho não detalha o contingente de agentes a ser disponibilizado e vai obedecer ao planejamento pré-estabelecido entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP).

Em contato com a coluna, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira confirmou que uma reunião na tarde da próxima segunda-feira (23) na Secretaria da Casa Civil deve definir os detalhes da vinda dos agentes federais ao Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.