Operação prende 9 integrantes de quadrilha que explodia agências bancárias no Paraná

por Renan Vallim
com informações de Fábio Guillen, da RICtv
Publicado em 1 abr 2022, às 11h01. Atualizado às 11h46.

Uma operação da Polícia Militar (PM) do Paraná prendeu 9 integrantes de uma quadrilha que aterrorizou cidades do interior do Paraná, responsável por diversos assaltos a bancos no estado. Os bandidos eram conhecidos por utilizarem armas de grosso calibre e explosivos para atacarem as instituições financeiras.

A chamada Operação Alvorada teve início em agosto de 2021 e ganhou este nome em alusão ao amanhecer, já que a quadrilha acordava a tiros os moradores das cidades atacadas. As 9 pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (1) nas cidades de Colorado, Cascavel, Campo Bonito, Jesuítas e Foz do Iguaçu.

Nesta sexta, houve o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão, com outras 3 pessoas sendo presas em flagrante durante a operação. Além das 9 pessoas presas, foram apreendidas 1 submetralhadora, 2 espingardas, 2 radiocomunicadores, 2 pistolas, munições, 1 máscara contra gás, objetos furtados, produtos contrabandeados, roupas camufladas, balaclavas e drogas.

Ações criminosas

Um dos primeiros ataques que teriam sido feitos pela quadrilha aconteceu em dezembro de 2020, na cidade de Floraí. Duas agências foram explodidas por volta das 3h do dia 1º. Moradores acordaram com barulhos de tiros, que foram disparados para que ninguém se aproximasse. Eles fugiram na sequência, espalhando ‘miguelitos’, objetos pontiagudos de metal para furar pneus, ao longo da rodovia.

A maior parte das ações criminosas aconteceu em 2021. A cidade de São Carlos do Ivaí foi atacada em agosto, quando uma agência foi atacada e explodida, por volta das 5h. A quadrilha realizou disparos de arma de fogo para que ninguém se aproximasse e conseguiu acessar o cofre do estabelecimento.

Armas, munições e outros equipamentos foram encontrados com os presos | Foto: Fabio Guillen/RICtv

Dias depois, no mesmo mês, o ataque aconteceu no município de Mariluz. Os bandidos entraram atirando na cidade, por volta das 3h, invadiram uma agência e explodiram um dos caixas eletrônicos. A polícia encontrou dois veículos, que teriam sido usados na ação, incendiados em Goioerê, cidade vizinha a Mariluz, horas depois.

Em novembro do mesmo ano, a quadrilha tentou atacar em Três Barras do Paraná. Eles explodiram uma agência bancária mas, na fuga, houve confronto e os policiais mataram seis deles, sendo quatro no local do crime e dois em uma estrada rural. Um homem foi preso. Um dos carros usados pela quadrilha foi deixado, cheio de explosivos, em frente a uma das agências que era alvo do grupo.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!