PL repudia explosões em frente ao STF: “Contra os princípios do partido”

Partido Liberal emitiu uma nota de repúdio nesta quinta-feira (14); homem que morreu foi candidato pelo partido nas eleições municipais de 2020

Publicado em 14 nov 2024, às 11h06. Atualizado às 19h22.
POST 7 DE 15

O Partido Liberal (PL) emitiu uma nota de repúdio nesta quinta-feira (14), sobre as explosões registradas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta (13). As explosões resultaram na morte de um homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiu França, que foi candidato a vereador em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), pelo PL.

Homem morto em frente ao STF disputou eleições de 2020 pelo PL
Homem morto em frente ao STF disputou eleições de 2020 pelo PL (Foto: Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Na nota, o PL declarou que ataques a instituições públicas vão contra os princípios do partido e repudia qualquer ato de violência. Confira a nota na íntegra:

O Partido Liberal vem a público manifestar-se sobre o grave ato ocorrido na noite de ontem, dia 13 de novembro, quando o Sr. Francisco Wanderley Luiz provocou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e acabou falecendo em decorrência dessa ação.
Reiteramos que o PL repudia veementemente qualquer tipo de violência e reafirma seu compromisso com os valores democráticos. Reforçamos ainda que ataques a instituições públicas vão contra os princípios defendidos pelo partido.
Reafirmamos total confiança no trabalho da Justiça e esperamos que as investigações sejam conduzidas com rigor e agilidade, para que os fatos sejam esclarecidos com a máxima transparência.

Explosão e morte em frente ao STF

Pelo menos três explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13). A primeira aconteceu em um veículo, que estava próximo ao anexo IV da Câmara, perto da Esplanada dos Ministérios. O carro era do Tiü França. Na sequência, uma bomba é arremessada e explode próximo à escultura ‘A Justiça’, que fica em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Carro que explodiu perto do STF tinha placa de Santa Catarina
Explosões foram registradas na noite desta quarta em Brasília. (André Richter/Agência Brasil)

A explosão causa correria e alguns seguranças partem em direção ao suspeito, porém, antes da abordagem, o homem Tiü França aciona outro artefato e se deita no chão. Com a explosão desta bomba, o candidato a vereador não resistiu.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.