Polícia Científica inaugura Posto Avançado na Casa da Mulher Brasileira
O Posto Avançado realiza perícias, auxiliando na comprovação de casos de violência contra mulheres e crianças
A Polícia Científica do Paraná (PCP) inaugurou um Posto Avançado na Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Curitiba, para facilitar a realização de exames de corpo de delito em mulheres e crianças vítimas de violência. Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, a iniciativa está em funcionamento desde abril deste ano e já realizou 371 exames.
A medida tem o intuito de facilitar o acesso das mulheres acolhidas na CMB, aumentando a adesão aos exames periciais de verificação de violência sexual, realizados antes de 72 horas em hospital.
Anteriormente, os exames eram feitos somente na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) Tarumã e agora exclusivamente na sede da CMB no bairro Cabral.
O Posto Avançado, composto por profissionais e graduandas de enfermagem e medicina, auxilia na comprovação de casos de violência contra mulheres e crianças, realizando perícias no local onde o Boletim de Ocorrência foi registrado.
Segundo Vinicius Gamarra, chefe da clínica médica da UETC Tarumã, mais da metade das vítimas que registram o boletim de ocorrência não agendam o exame, e a abstenção entre as que agendam pode ultrapassar 30%.
A coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, Sandra Praddo, ressaltou que a perícia oficial nos casos de violência sexual e lesões corporais confere materialidade aos crimes, permitindo a adequada instrução de inquéritos policiais e processos criminais. Além disso, resulta na devida punição dos agressores.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.