Londrina realiza ato público sobre violência contra a mulher, nesta sexta (22)

por Maria Eduarda Paloco
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 21 jul 2022, às 19h40. Atualizado às 21h20.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, no Norte do Paraná, (SMPM) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realizarão um ato público, nesta sexta-feira (22), sobre a conscientização da violência contra a mulher, das 10 às 15h em frente ao teatro Ouro Verde. A data é conhecida como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Também serão divulgos canais de atendimento para mulheres em situação de violência.

“Nós vamos distribuir panfletos informativos, tanto explicando os tipos de violência, quanto onde essas mulheres podem buscar ajuda em situações de violência doméstica”

explica a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres de Londrina, Maryanne Lopes.

O fórum contará com a presença da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra as Mulheres, Néias Observatório de Feminicídios Londrina, Tribunal de Justiça do Paraná, Delegacia da Mulher, Ministério Público Estadual eo grupo Nós do Poder Rosa.

Feminicídio

Segundo o Observatório de Feminicídios de Londrina, em mais de 70% dos casos, a separação, por iniciativa da mulher, esteve entre as motivações do feminicídio. Entre 11 dos casos, seis aconteceram em casa. Domingo e segunda-feira registram oito, dos 12 casos.

O instrumento mais usado nesses casos é a faca. Em seguida, estrangulamento e asfixia, seguido por armas de fogo, cinta de tecido, roçadeira e corda.