Governo do Paraná apresenta projeto de VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais

Futuro Expresso Metropolitano deve reduzir tempo de viagem entre a capital e o Aeroporto Afonso Pana

por Luciano Balarotti
Com informações da AEN
Publicado em 7 maio 2024, às 14h08. Atualizado às 15h02.

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) apresenta nesta quarta-feira (8) o projeto do VLT Expresso Metropolitano, que deve ser implementado entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. O novo sistema foi projetado para substituir o atual modelo de ônibus biarticulados que operam no eixo Boqueirão, e permitirá uma conexão mais rápida entre o Aeroporto Afonso Pena e a região central da capital.

Ilustração da Prefeitura de Curitiba mostra como deverá ser o VLT que ligará a cidade ao aeroporto Afonso Pena
Projeto da prefeitura mostra como deverá ser o VLT (Foto: Ilustração/Prefeitura de Curitiba)

O projeto é uma parceria entre o Governo do Paraná e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela estruturação e modelagem da concessão para implantação, por um parceiro privado.

De acordo com a Amep, o VLT (sigla para veículo leve sobre rodas) irá operar em um trajeto com cerca de 21,5 quilômetros de extensão, ligando o Aeroporto Afonso Pena ao Centro Cívico de Curitiba. O trajeto do Expresso Metropolitano inclui paradas no Terminal Central de São José dos Pinhais, no Terminal do Boqueirão, no Terminal do Carmo, no Terminal do Hauer, na Linha Verde, no Tribunal Regional Eleitoral e na UTFPR, em Curitiba.

Sistema será concedido à iniciativa privada

Substituto do chamado BRT (sigla em inglês para ônibus de transporte rápido), o Expresso Metropolitano tem início das obras previsto para o segundo semestre de 2025, após a definição da concessionária que operará os VLTs.

O BNDES já contratou um consórcio de empresas para elaboração dos estudos técnicos necessários ao projeto, que serão entregues ao governo para subsidiar a decisão a respeito do modelo de concessão, que deverá contemplar a implantação e a prestação de serviços de operação e manutenção do VLT. O leilão de concessão deverá ser realizado na Bolsa de Valores e a previsão inicial de investimentos é de cerca de R$ 2,5 bilhões.

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