Curitibana Nicolly Carneiro faz história e é campeã do Circuito Europeu de Judô

Líder do Ranking Mundial, Nicolly Carneiro somou pontos para outros importantes campeonatos

por Raiane Parreira
com revisão de Daniela Borsuk
Publicado em 27 maio 2024, às 16h16.

Nicolly Carneiro, número 1 do Ranking Mundial de Judô na categoria sub-18 (- 48kg), entrou para a história do esporte paranaense no último fim de semana. A jovem foi campeã do Circuito Europeu de Cadete de Judô na cidade de Coimbra, em Portugal.

Nicolly Carneiro, judoca brasileira.
Nicolly com a medalha de campeã do Campeonato Europeu de Cadete de Judô. (Foto: Federação Internacional de Judô)

A paranaense teve cinco longas batalhas até chegar ao título, quando venceu, então, na final, a atleta de Uzbeque, ZuhraAlimova. O país, pertencente a antiga União Soviética, é conhecido como uma das maiores escolas de Judô do mundo.

Porém, a bagagem da adversária pareceu não assustar a brasileira líder do Ranking Mundial, que saiu vitoriosa após aplicar dois golpes “wazari” em um combate que garantiu o título europeu. Essa é a primeira vez que um atleta paranaense conquista o Campeonato Europeu de Cadete de Judô.

Sabendo do tamanho da importância de sua conquista, a jovem Nicolly, de apenas 17 anos, comentou a respeito do seu campeonato. “Foi uma explosão de felicidade. Estar ao lado das minhas companheiras de seleção, ao lado dos meus técnicos é motivo de muito orgulho pra mim. Ainda mais tendo a oportunidade de representar meu país, meu estado do Paraná, meus senseis e minha academia. Deus esteve sempre comigo. Obrigado pelo carinho de todos que torceram por mim no Brasil”, disse Nicolly, em agradecimento.

Próximos passos de Nicolly Carneiro

O Campeonato Europeu de Cadete de Judô acumula pontos para o mundial da categoria, que será realizado no mês de agosto em Lima, no Peru, e ainda coloca Nicolly como uma das possíveis convocadas pela Confederação Brasileira de Judô para a Copa Panamericana de Judô. A competição acontece em julho, na Bahia.

Vale lembrar, ainda, que o principal objetivo de Nicolly é estar nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. É seguro dizer que os últimos resultados dão esperanças para que o talento curitibano realize seu sonho.

Acompanhe as principais notícias dos esportes no RIC Esporte Clube.

Mostrar próximo post
Carregando