Athletico se reapresenta e deve voltar à formação de maior aproveitamento com Cuca

Depois de tentativa de mudança na derrota contra o Danubio, Cuca retoma esquema de sucesso; jogo será na quinta (30), às 19h

Publicado em 27 maio 2024, às 10h24. Atualizado às 12h48.

O Athletico inicia trabalhos nesta segunda-feira (27) no último trecho de “mini intertemporada” como preparação para enfrentar o Sportivo Ameliano. O Furacão tem esboçado nas atividades o retorno ao 4-2-3-1, depois de tentativa frustrada de mudança na derrota para o Danubio.

Bruno Zapelli é peça importante para definição do esquema do Athletico
Cuca deve voltar a utilizar 4-2-3-1 contra o Sportivo Ameliano. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

O jogo contra o Sportivo Ameliano será na quinta-feira (30), às 19h, na Arena da Baixada.

Nessa partida, o técnico Cuca deve retornar ao 4-2-3-1 com Zapelli como armador. O treinador já usou essa formação em quatro jogos: nas vitórias contra Vasco (1 a 0), Rayo Zuliano (5 a 1) e Palmeiras (2 a 0) e na derrota contra o Ypiranga (2 a 1).

Em termos de aproveitamento, este esquema é o que mais somou pontos com Cuca, com 75%.

Durante a última semana, em especial na quinta (23), em treino contra a equipe sub-20, e na goleada de 6 a 1 contra o XV de Piracicaba, os testes foram com o 4-2-3-1 tanto na escalação dos titulares quanto dos reservas. Neste caso, Christian substituiu Zapelli nas duas atividades.

Jogo-treino do Athletico

Primeiro tempo: Bento, Godoy, Kaíque, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Alex Santana e Zapelli; Cuello, Canobbio e Pablo.

Segundo tempo: Linck, Madson, Gamarra, Marcão e Fernando; Felipinho, Gabriel e Christian; Nikão, Julimar e Mastriani.

Canobbio comemora gol em jogo treino do Athletico.
Athletico realiza jogo treino em preparação. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Após derrota, Cuca simplifica

Na derrota para o Danubio, Cuca avaliou, durante a entrevista coletiva, o teste no esquema tático.

“Desde o começo vocês tem têm falado: porque não jogam juntos Pablo e Mastriani? Hoje era um jogo para testar, nesta linha de cinco, fazer os dois jogarem”, falou Cuca.

O treinador mencionou, assim, a utilização da linha de cinco quando o time tinha a bola, em momento com Leo Godoy como terceiro zagueiro e Cuello na ala direita, em outro momento com Esquivel como zagueiro pela esquerda e o próprio Cuello como ala por este lado.

Foi a sétima formação diferente utilizada por Cuca em 17 partidas pelo Athletico. Quase uma mudança a cada dois jogos.

O Athletico realiza, então, mais três sessões de treino antes de enfrentar La V Azulada, como é conhecido o Ameliano, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-americana.

O Furacão soma 12 pontos e pode ser ultrapassado pelo time paraguaio em caso de derrota. O empate garante a vaga direta nas oitavas de final, mas não a liderança geral.

Se vencer, o clube garante primeira posição do grupo E e torce contra o Lanús, que enfrenta o Cuiabá e é o único clube à frente na classificação geral, com 13 pontos somados.

Quer mais notícias do esporte paranaense? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar as novidades do Athletico no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.