Stock Car chega à Cascavel com disputa emocionante pela liderança

Curitibano Júlio Campos lidera a competição após duas etapas disputadas na temporada

Publicado em 17 maio 2024, às 11h39. Atualizado em: 18 maio 2024 às 09h54.

O tradicional Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, recebe neste fim de semana a quarta etapa da Stock Car. Os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro entram na pista já nesta sexta-feira (17), quando acontecem os primeiros treinos livres. As duas corridas da Stock Car Pro Series serão realizadas no sábado (18) e no domingo (19).

Stock Car chega a Cascavel para disputa da quarta etapa da temporada
Curva do “Bacião” é uma das mais desafiadoras do automobilismo brasileiro (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

A temporada 2024 começou muito equilibrada, com cinco vencedores diferentes nas cinco primeiras corridas do campeonato. Consideradas as etapas concluídas de Goiânia e Interlagos, o líder do campeonato é justamente um piloto paranaense. O curitibano Julio Campos, que corre pela também paranaense Pole Motorsport, soma 198 pontos, apenas cinco a mais que o vice-líder Felipe Baptista.

Os também curitibanos Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), atual campeão da categoria, também estão bem no campeonato. Zonta é o quinto colocado, com 146 pontos, e Casagrande é o sétimo, com 142. Além deles, o outro representante paranaense é o jovem Zezinho Muggiati, estreante na categoria principal. Também natural de Curitiba, ele ocupa a 20ª posição na classificação, com 74 pontos.

Curitibano está confiante para etapa no Paraná

quem está otimista é o curitibano Zezinho Muggiatti, que está na busca por bons resultados e é patrocinado pelo também paranaense Grupo Vellore. “Nosso time está trabalhando para entregar um carro em excelentes condições pra podermos recuperar espaço no campeonato. É um grande privilégio estar de volta no meu estado para disputar a Stock”, disse o piloto.

Como uma das pistas mais velozes da temporada, no Autódromo de Cascavel é possível chegar à velocidade máxima de 240 km/h e, segundo Muggiati, tem uma das curvas mais difíceis do campeonato. “O Autódromo de Cascavel tem o famoso Bacião, uma das curvas mais desafiadoras do país e que exige um certo domínio do piloto”, explica ele. 

Zezinho foi o campeão da Stock Series em 2023. Durante o último ano foram 14 podiums e 6 Pole Positions, o que garantiu a Muggiati também a participação na equipe KTF, da qual faz parte também um dos maiores campeões da Stock, Cacá Bueno. “Estou muito feliz com a participação nesta temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro e por poder guiar ao lado de feras que já representaram o Brasil na Fórmula 1 e em tantos outros campeonatos internacionais”, finaliza o piloto.

Circuito cascavelense é parte importante da história da Stock Car

Em sua primeira viagem à Região Sul do Brasil na temporada 2024, a Stock Car retorna a um dos circuitos que recebeu a categoria no primeiro ano da sua história, em 1979. Quase 45 anos depois, Cascavel sediará uma prova da Stock Pro pela 30ª vez. Além da categoria principal, o circuito recebe neste fim de semana a segunda etapa da temporada da Stock Series, a divisão de acesso da competição.

O traçado cascavelense tem 3.058 metros, oito curvas e é percorrido em sentido anti-horário. O trecho que mais apreciado pelos pilotos é a Curva do Bacião, conhecida também como “Eau Rouge brasileira”, em alusão ao desafiador setor do circuito belga de Spa-Francorchamps, palco de provas do Mundial de Fórmula 1 e do Mundial de Endurance.

O Bacião reúne características únicas: em formato de raio longo, tem seu início de percurso em descida e término em subida, onde as velocidades ultrapassam com folga dos 200 km/h. Na visão de Felipe Fraga, campeão da Stock Car em 2016 e com larga experiência em corridas de longa duração em Spa-Francorchamps, “a Curva do Bacião é muito mais legal que a Eau Rouge”.

A corrida sprint que acontecerá no próximo sábado, às 14h, será a 30ª da Stock Car em Cascavel. A pista do oeste paranaense tem três pilotos como os maiores vencedores: Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu têm três triunfos, cada.

No ano passado, Cascavel sediou duas etapas do campeonato. Em junho, Fraga foi o pole position, Daniel Serra venceu a Corrida 1 e Dudu Barrichello triunfou pela primeira vez na Stock Car na Corrida 2. Em novembro, na rodada que definiu os finalistas de 2023, Bruno Baptista conquistou a posição de honra e venceu a primeira prova da etapa, enquanto Felipe Massa venceu sua primeira corrida na categoria.

Confira a programação completa da Stock Car em Cascavel

  • Sexta-feira, 17 de maio
  • 08h00 – Stock Car Pro Series – Treino de Rookie
  • 08h45 – Stock Series – Shakedown
  • 09h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
  • 10h20 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookie)
  • 11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
  • 14h05 – Stock Series – Treino Livre 2
  • 15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
  • Sábado, 18 de maio
  • 08h50 – Stock Series – Treino Livre 3
  • 09h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
  • 10h50 – Stock Series – Classificação
  • 11h20 – Visitação aos Boxes
  • 12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
  • 14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
  • Domingo, 19 de maio
  • 09h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
  • 10h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
  • 11h30 – Visitação aos Boxes
  • 14h15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando