Patinadoras curitibanas são convocadas para Copa na Alemanha

As atletas beneficiárias da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Ariane Francez, de 16 anos, e Francys Zanon, de 23 anos, foram convocadas para integrar a seleção brasileira de patinação artística na Copa da Alemanha, que acontecerá de 16 a 19 de maio, em Freiburg.

Francys Zanon participará da prova de livre na categoria sênior (acima de 18 anos), enquanto Ariane Francez competirá nas provas de figuras, livre e combinado na categoria Jeunesse (16 a 17 anos). A convocação das atletas é resultado do excelente desempenho que obtiveram na Copa Interamericana de Patinação Artística, disputada em abril em Santos (SP), onde conquistaram a 2º colocação no livre e combinado sênior (Francys) e a 1ª colocação no combinado e 2ª colocação em livre júnior (Ariane).

“É um orgulho para Curitiba contar com uma geração de atletas comprometidas e talentosas como as da patinação artística. Este ano já tivemos quatro atletas incentivadas pela Prefeitura participando da Copa de Dança da França em abril e agora temos mais duas representando nossa cidade e o país em uma das principais competições internacionais deste esporte”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A atleta Ariane Francez fez parte da equipe brasileira que disputou a Copa de Dança de Patinação Artística – Paris, onde conquistou um quarto lugar na modalidade free dance, mas sabe que na Alemanha será um cenário bastante diferente, já que não haverá competições de dança.

“A Copa da França foi minha primeira experiência na Europa e foi um grande aprendizado, especialmente por ter competido contra atletas de destaque, como as italianas. Agora na Alemanha iremos competir outras modalidades, de figuras e livre, que não houve na França, então com certeza será um grande desafio e mais uma oportunidade para me aprimorar muito como atleta”, disse Ariane.

A competição de figuras consiste na execução de traçados de círculos e bóculas, onde é avaliada a limpeza dos movimentos, constância na velocidade, eixo e postura do patinador. Já as provas de livre são divididas em duas partes, sendo a primeira o programa curto, no qual o atleta deve executar apenas os movimentos de saltos e giros obrigatórios, e programa longo, que exige os movimentos obrigatórios e também oferece tempo para que a atleta possa executar outros saltos e giros de maior dificuldade.

Nas provas de livre os patinadores podem escolher a música e a sequência de seus movimentos, sendo avaliada a perfeição da execução e nível de dificuldade dos movimentos, interpretação e harmonia da coreografia. Também haverá premiação de Combinado, que é um somatório de pontuação de figuras e livre, premiando atletas que tenham consistência em ambas as modalidades.

Exemplo – “Uma das melhores coisas de disputar a Copa da Alemanha é ir junto com a Francyz. Ela já disputou um Campeonato Mundial, é uma das melhores atletas de Curitiba e uma ótima companheira de equipe, sempre dividindo sua experiência e nos ajudando a melhorar nosso desempenho”, destacou Ariane Frances.

Considerada um exemplo entre as patinadoras mais novas, Francyz Zanon irá participar da Copa da Alemanha na modalidade livre, sua especialidade e na qual já chegou a competir no Campeonato Mundial de 2005. Com 23 anos e um vasto currículo de competições, Francyz enxerga com otimismo o futuro da patinação em Curitiba.

“Disputar torneios internacionais, contra as principais seleções do mundo, é uma experiência fundamental para o desenvolvimento dos atletas. Com o apoio da Lei de Incentivo, estamos conseguindo participar de mais competições de alto nível, observando e aprendendo as técnicas de nossas adversárias e sendo avaliadas por juízes de diferentes culturas, que ajuda muito na melhoria de nossas coreografias e na execução dos movimentos”, disse Francyz Zanon.

A atleta destacou também que a Copa da Alemanha será um teste importante para melhorar a execução de sua coreografia e se preparar para o Sul Americano no Chile, etapa fundamental para as patinadoras que sonham em competir no Campeonato Mundial em novembro, na Nova Zelândia. Para isso, ela espera ficar entre as dez primeiras na Alemanha.

“Quase todas as patinadoras que irão disputar o Mundial estarão na Copa da Alemanha, então conseguir ficar entre as primeiras colocadas neste torneio nos dará muita confiança para continuarmos treinando e buscando bons resultados nas próximas competições”, explica Francyz.

Antes de embarcarem para a Alemanha, as atletas irão para Brasília (DF) disputar o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que acontecerá de 5 a 11 de maio. Os resultados da competição servirão de base para a convocação da seleção brasileira que irá competir no Sul Americano, que acontecerá em julho, no Chile.

Lei Municipal de Incentivo ao Esporte – Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.

Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – a primeira em março (de 1º a 31) e a segunda em setembro (de 1º a 30).

Durante o mês de agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promoverá palestras para orientar na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (41) 3350-3753.

1 maio 2012, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando