Represa do Passaúna é aberta para esportes náuticos

O prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa participaram neste sábado (17) da abertura do Festival de Esportes Náuticos, no Parque Passaúna,  em Curitiba. Com o evento, o governo estadual autoriza a abertura dos lagos das represas públicas para a prática de esportes aquáticos. “Com a autorização estadual, Curitiba abre o lago do Passaúna para promover o esporte. Agora vai se aliar uso esportivo com a preservação ambiental”, disse Ducci.

O governador Beto Richa explica que a nova legislação vai abranger outros lagos e represas no Estado, possibilitando seu uso para esportes de remo e vela, desde que não seja usado motor de combustão. Ao todo, serão 32 lagos e represas no Estado, que poderão ser enquadrados na nova legislação.

Participaram do lançamento o secretário estadual do Esporte, Evandro Roman, a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Podem ser praticados esportes como canoagem, maratona aquática, vela e natação. Os pedidos devem ser encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e intermediados por associações, agremiações e instituições que reúnam atletas. A aprovação dos pedidos estará sujeita ao Plano de Uso de cada local, a ser feito pela Sanepar, com aprovação do IAP.

No Passauna, Ducci disse que a Prefeitura vai trabalhar em parceria com o governo estadual, com federações esportivas  e municípios vizinhos do lago para promover melhorias na estrutura.

Localizada no Parque do Passaúna, a Represa do Passaúna foi construída entre 1982 e 1985. Seu lago ocupa área de 8,4 quilômetros quadrados, nos municípios de Curitiba, Araucária e Campo Largo, e armazena 48 bilhões de litros de água. A cada segundo, 1.800 litros dessa água são tratados na Estação de Tratamento de Água do Passaúna da Sanepar, que abastece 750 mil pessoas na região

O Festival de Esportes Náuticos deste sábado foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte, com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com participação de atletas de canoagem, remo, vela, iatismo, windsurf, kitesurf e standup paddle surf.

19 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando