Morte de Zagallo: Relembre a trajetória do tetracampeão mundial do futebol

Publicado em 6 jan 2024, às 09h54.
POST 3 DE 5

Ex-jogador, ex-técnico de futebol e único tetracampeão mundial, Mario Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos, neste sábado (6).

Alagoano, nascido em 9 de agosto de 1931, Zagallo começou a jogar na equipe juvenil do América Futebol Clube e teve que dar uma pausa para se alistar no Exército. Depois, transferiu-se para o Flamengo e os 50 títulos que ajudou a conquistar o deram uma oportunidade para a Seleção Brasileira em 1958. Zagallo foi titular e marcou o quarto gol na vitória por 5 a 2 contra a Suécia na final.

De acordo com o Estadão, o então jogador voltou da Europa e foi para o Botafogo, onde conquistou dois Torneios Rio-São Paulo e ainda foi bicampeão carioca em 1961 e 1962. Em alto nível, foi chamado por Aimoré Moreira para a Copa do Mundo do Chile. Lá, com a contusão de Pelé, ajudou a liderar o time que trouxe para o País o bicampeonato mundial de futebol.

Após o segundo título, Zagallo ainda jogou por mais alguns anos no Botafogo, mas logo encerrou sua carreira de jogador e iniciou a trajetória como treinador. Sua primeira equipe foi o próprio Botafogo. Em 1970, ao assumir o lugar de João Saldanha às vésperas da Copa do Mundo, foi o comandante da maior seleção brasileira de todos os tempos e o Brasil venceu os sete jogos do Mundial. Ele foi ainda o técnico da Copa seguinte, na Alemanha, em 1974.

Na carreira, Zagallo passou pelo Botafogo em quatro oportunidades, Flamengo por três vezes, Vasco, duas vezes, além de Fluminense, Al-Hilal, Bangu e Portuguesa. Dirigiu ainda as seleções do Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mostrar próximo post
Carregando