O argentino Federico Coria, 69º do mundo, fechou a temporada 2021 com chave de ouro ao conquistar neste domingo (28) o título do Aberto da República – ATP Challenger 80. Na final, na quadra central do Iate Clube de Brasília e com o apoio da torcida brasiliense, Coria venceu o espanhol Jaume Munar, 84º, por 7/5 e 6/3, em 2h06.
A final do ATP Challenger 80 reuniu os dois principais favoritos ao título e foi decidida nos detalhes.
“Estávamos os dois nervosos, natural para uma final. Tive um pouco mais de calma nos momentos importantes da partida que valeu o título”, afirmou Coria, que no ranking desta segunda-feira aparecerá na 63ª posição.
“Me senti acolhido pelo público de Brasília. Não existe jeito melhor de fechar o ano com o título”, acrescentou Coria.
O Aberto da República também contou com a disputa do torneio feminino ITF W60. Na final, a húngara Panna Udvardy bateu a russa Elina Avanesyan em 0/6. 6/4 e 6/3.
Na final de duplas, disputada no sábado, o título ficou com os paulistas Mateus Alves e Gustavo Heide, que conquistaram o primeiro título de ATP Challenger ao derrotarem o italiano Luciano Darderi e o argentino Genaro Alberto Olivieri, por duplo 6/3.
Coria terá dez dias de descanso antes de começar a se preparar para a próxima temporada. Ele fecha o ano com 73 jogos, 43 vitórias e dois títulos.