Após onda de calor, frente fria se aproxima do estado trazendo chuva e temperaturas baixas

por Caroline Maltaca
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 25 ago 2021, às 17h40.

Com exceção do litoral e dos extremos oeste e sudoeste, grande parte do Paraná registrou temperaturas altas nestes últimos dias. Entretanto, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a partir desta quinta-feira (26) uma nova frente fria se aproxima do estado e traz chuvas e temperaturas baixas.

“O veranico está com as horas contadas sobre o estado. Isso porque uma frente fria vai evoluir pelo sul do país e mudar o tempo totalmente a partir de amanhã, quinta-feira. Também trará o retorno das chuvas para a maioria das regiões”,

informou o meteorologista Lizandro Jacobsen.

Segundo as informações repassadas, o retorno das chuvas irá ocorrer até mesmo a região norte, o qual tem enfrentado uma grave estiagem a mais de um mês. Apesar do volume de chuvas para os próximos dias ser variável, o Simepar informa que será significativo em muitos municípios da região e de todo o estado.

LEIA TAMBÉM: Com clima de Saara, Maringá registra umidade de deserto e estiagem recorde

A estimativa é de que o mês de agosto termine de forma condizente com o significado de inverno: tempo fechado e frio.

“Em função desse tempo mais instável, o mês vai terminar com temperaturas mais condizentes com a época do ano. Ou seja, o inverno ainda se mostra presente”,

explicou Jacobsen.

Confira a previsão para os próximos dias

Nesta quinta-feira (26), o Paraná terá um tempo instável com chances de temporais em grande parte das regiões. A nebulosidade aumentará durante o dia normalizando apenas durante a madrugada de sexta-feira (27). A capital paranaense registrará mínima de 15°C e máxima de 23°C. Enquanto Paranaguá se mantem em 17°C e Ponta Grossa, 14°C.

No oeste, as máximas não passam de 22°C em Foz do Iguaçu e 20°C em Cascavel. No norte e noroeste do estado, Londrina e Maringá devem registrar máxima de 28°C.

(Foto: Arte/Simepar)

Sexta e Fim de Semana

As mudanças significativas acontecerão na sexta-feira (27), quando os termômetros registrarão mínimas ainda mais baixas. Durante o final de semana, a previsão é de mais chuvas devido a atuação mais direta da frente fria por todo o estado. De acordo com o Simepar, a partir de domingo, as temperaturas começam a elevar de forma bem lenta.