Chuvas interrompem abastecimento no Vale do Ivaí; confira cidades

Publicado em 31 out 2022, às 11h20. Atualizado às 12h10.

A Sanepar informou que o abastecimento de água em 14 municípios da região do Vale do Ivaí está comprometido nesta segunda-feira (31) por consequência das chuvas volumosas, acompanhadas por raios e ventos, que castigam a região desde sexta-feira (28). Em alguns lugares, a energia não voltou e, em outros, foram registradas novas quedas. 

A produção de água em Califórnia, Cambira e Jandaia do Sul foi interrompida devido à alta turbidez (sujeira) na água do rio, o que compromete o abastecimento que estava em recuperação após as quedas de energia.

Apucarana também está com a região Sul desabastecida devido à falta de energia na região do Poço Country. Estão afetados, principalmente, os jardins Das Flores I, II e III, Guanabara, Morada do Sol, Nova Cidade, Presidente Kenedy, São Pedro, Catuaí I e Esperança além das vilas Andréa, Bruna, Ipanema e a Vila Rural Nova Ucrânia.

Os lugares mais críticos são a cidade de Grande Rios e o distrito Flórida do Ivaí, a cidade de Rosário do Ivaí e os distritos Ribeiro Bonito, Vila União e Campineiro do Sul, além de Dinizópolis, distrito de Cruzmaltina. Estas localidades estão há mais de 48 horas sem energia nas suas captações de água.

Em São João do Ivaí, que também estava crítico, a Copel restabeleceu a energia na madrugada e o sistema de abastecimento voltou a ser operado com normalidade. No entanto, a reservação de água ainda está baixa e a população precisa colaborar, evitando desperdícios.

Em Jardim Alegre e Novo Itacolomi os sistemas seguem parados desde ontem, pois a Copel ainda não conseguiu restabelecer energia elétrica.

As cidades de Lunardelli, Lidianópolis, Mauá da Serra e o distrito Alto Porã (em Ivaiporã), estão sem energia desde a última madrugada.

As chuvas inundaram a captação de água do Rio Pindaúva, em Ivaiporã. O sistema está parado, pois os reservatórios já estão abaixo do nível mínimo para operação. Não há qualquer previsão de voltar a abastecer a cidade.

Caminhões pipas continuam fazendo atendimento emergencial em hospitais, postos de saúde, asilos, casa lar e escolas.

A Sanepar orienta a população a fazer uso econômico da água, priorizando higiene pessoal e alimentação. Limpezas pesadas devem ser adiadas. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Mostrar próximo post
Carregando