Frente fria em novembro? Temperaturas podem se equiparar a junho e julho no Sul
Uma massa de ar frio pode atingir o Sul do Brasil entre domingo (30) e terça-feira (1º). Esta frente fria é uma surpresa para este período do ano, principalmente pelo fato de estar a menos de dois meses para o verão e as temperaturas podendo alcançar a mínima de -5ºC para cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Leia também:
Conforme o MetSul Meteorologia, esta massa de ar terá características semelhantes a dos meses de junho e julho em pleno novembro. Temperaturas baixas poderão acontecer nesta época do ano e com ocorrência de geada em diversos municípios do sul do país.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há uma pequena chance de neve no topo da Serra Catarinense.
“É uma frente fria polar que vai passar no domingo, bastante forte para a época do ano. Tem algumas simulações que colocam formação de geada nas áreas tradicionais, meio oeste e serra acima dos 500 metros. É uma geada não generalizada que acontece em alguns pontos de baixada e vale. E durante o dia primeiro e dia dois, tem uma chance remota de neve no topo da serra”, afirma o meteorologista.
De acordo com o Simepar, o Paraná será atingido pela frente fria, porém não com tanta intensidade. As temperaturas mínimas podem chegar a 8°C em cidades do oeste e sul do Estado.