Mais intenso do ano, super ciclone avança pelo pacífico com ventos de 257 km/h

por Mônica Ferreira
Com informações do MetSul Meteorologia
Publicado em 1 set 2022, às 09h27. Atualizado às 09h31.

Considerado o ciclone mais intenso registrado em 2022 no planeta, o Supertufão – batizado também como Hinnamnor – está deslocando-se de Oeste para Leste no Oceano Pacífico, em direção às ilhas que pertencem ao Japão, informou o MetSul Meteorologia.

O supertufão é equivalente a um furacão de categoria cinco, neste estágio o fenômeno tem ventos com mais de 250km/h, como é o caso deste ciclone. Os ventos máximos sustentados da tempestade foram estimados em 257 km/h pelo Centro de Previsão Conjunto de Tufões, do Pacífico.

Conforme o MetSul, o ciclone está classificado como um supertufão raro. As rajadas próximas ao fenômeno são de até 300 km/h. Após cinco dias a tempestade provocada pelo fenômeno deve seguir com força.

“Hinnamnor provavelmente manterá sua força por mais um ou dois dias antes da possibilidade de algum enfraquecimento modesto. Independentemente disso, já é a tempestade mais forte a ocorrer na Terra neste ano e pode ser muito problemática onde quer que ocorra”,

publicou o site.

A maior parte do Japão está em alerta, informou o MetSul. O risco maior, segundo o site, é para as Ilhas Daito, a Sudeste de Okinawa, onde vivem cerca de 2.100 moradores. Outras duas pequenas ilhas povoadas na rota da tempestade, Minamidaitojima e Kitadaitojima, ficam a cerca de 60 metros acima do nível do mar em seu ponto mais alto e são feitas de calcário que se formou sobre antigos recifes de coral.