Paraná tem alerta de tempestade com queda de granizo, alagamentos e ventos intensos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de perigo de tempestade para grande parte do Paraná neste sábado (12). O risco de fortes temporais no estado vai até o final da noite deste domingo (13). A previsão é de que as áreas mais afetadas sejam as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste, Norte Pioneiro, Sudeste, Centro e Centro-Sul.
Leia mais:
- Criança de 4 anos cai em piscina e morre afogada no Paraná
- Vai gastar na Black Friday? Saiba porquê os preços podem não valer a pena este ano
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com riscos de ventos intensos, de 60 a 100km/h e queda de granizo. Ainda, o alerta é para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. (Clique aqui e veja a previsão do tempo para o Paraná).
Veja as regiões que podem ser mais atingidas pelas tempestades no Paraná:
Saiba algumas orientações em casos de temporais:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Há cerca de um mês, o Paraná sofreu com temporais e alagamentos nas cidades da região Oeste e Sudoeste. Durante os dias de chuva, duas crianças morreram arrastadas pela correnteza. A cidade de Pato Branco, uma das mais castigadas pelas chuvas, chegou a decretar situação de emergência.