VÍDEO: Rio transborda, alaga cidade e causa estragos no Paraná

por Maria Eduarda Paloco
com informações de RICtv e supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 23 fev 2023, às 15h18.

A tempestade que atingiu Cambará, no Norte do Paraná, entre a noite desta quarta-feira (22) e madrugada de quinta-feira (23) causou estragos no município. O rio Alambari, que corta a cidade, transbordou e alagou diversas casas, que ainda não foram totalmente contabilizadas pela Defesa Civil.

Leia também:

Ninguém ficou ferido. Várias árvores caíram durante o temporal, de acordo com a Defesa, que mandou uma equipe para a rua fazer um levantamento sobre os estragos. Em um vídeo gravado por um morador de Cambará é possível ver uma grande quantidade de água correndo pelas vias.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambientar no Paraná (Simepar), a previsão é de que a chuva continue pelos próximos 12 dias. Para esta quinta-feira (23), o esperado de acumulado de chuva é de 12.9 mm, sendo que no período das últimas 24 horas 11,6 mm foram acumulados no local.

Veja o vídeo do alagamento:

Água do rio alagou diversas casas – Crédito: Colaboração / Jornal News de Cambará
Vídeo foi gravado durante a madrugada – Crédito: Colaboração / Jornal News de Cambará

Temporal no Norte do Paraná

Outras cidades do Norte do Paraná também foram afetadas pela chuva, como Santo Antônio da Platina, que registrou diversas quedas de árvores, e Jacarezinho, que está com o abastecimento de água comprometido, de acordo com a Sanepar do município.

De acordo com o Simepar, o acumulado de chuva foi de 37,8 mm na estação meteorológica de Santo Antônio da Platina até a meia-noite de quarta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover árvores que caíram na PR-436 entre Ribeirão do Pinhal e Jundiaí do Sul. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.

Para acionar a Defesa Civil, é necessário ligar no telefone 199, já para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros o número é 183.