Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR será inaugurado na quinta (14)

por Redação RIC.com.br
com informações da UFPR
Publicado em 11 abr 2022, às 17h50.

Será inaugurado na próxima semana o Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A nova unidade vai funcionar no Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, em Curitiba, e oferecerá inicialmente, entre outros serviços, atendimento médico veterinário social e castrações para animais de famílias em situação de vulnerabilidade e animais abandonados cuidados por protetores independentes; perícia de animais vivos e curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a UFPR, o novo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento. Os equipamentos e materiais permanentes necessários para o desenvolvimento dos projetos foram custeados por meio de emenda parlamentar da senadora Gleise Hoffman, que direcionou ao Centro o valor de R$ 250.000.

O serviço de perícia de animais vivos contará com a parceria da Secretaria de Segurança Pública e do Instituto de Criminalística. O Centro contará também com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (SEDEST) do Governo do Estado.

Sobre a inauguração

Conforme a Instituição, a inauguração será no dia 14 de abril de 2022, às 11h, com a presença de autoridades, representantes de ONGs e empresas ligadas ao setor. A equipe responsável pelo projeto é formada pelos professores da UFPR, Cybelle Souza, José Francisco Warth, Nivaldo Rizzi e Rita Garcia.

“Um dos pilares do Centro de MVC da UFPR são as práticas médico-veterinárias sociais cujo enfoque são as famílias multiespécies em situação de vulnerabilidade. Os trabalhos interdisciplinares envolvem profissionais da assistência social e psicologia da UFPR e das prefeituras da região metropolitana. É a medicina veterinária atuando estrategicamente para a promoção da saúde de seres humanos e animais”,

explica a professora Rita Garcia.

Mostrar próximo post
Carregando