Asteroide potencialmente perigoso passa perto da Terra e chama atenção
Um asteroide considerado pela NASA como “potencialmente perigoso” passou próximo da Terra nesta segunda-feira (15). O objeto conhecido como 2013 NK4 passou a uma distância de 3,2 milhões de quilômetros, o equivalente a oito vezes a distância entre a Terra e a Lua.
De acordo com o Olhar Digital, apesar de seu tamanho considerável, com diâmetro entre 400 e 1000 metros, não há risco imediato para a Terra. No entanto, poderia haver um estrago se atingisse o planeta.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), o 2013 NK4 logo vai se aproximar de Vênus, mas não representa uma ameaça iminente para ambos os planetas pelos próximos 100 anos.
- Veja também:
- NASA possui esquema de alerta para asteroide apocalíptico; veja como é
- Meteoro é flagrado caindo no Sul do Brasil e especialista explica fenômeno
Esses asteroides são classificados como potencialmente perigosos devido à possibilidade remota, porém possível de mudanças inesperadas em suas trajetórias. Exemplos são colisões com outros asteroides ou influência gravitacional de outros corpos celestes.
Apesar disso, agências espaciais desenvolvem estratégias para monitorar e, caso necessário, desviar asteroides que possam representar uma ameaça à Terra. Um exemplo disso é a Missão DART da NASA, que tem o intuito de testar a viabilidade de desviar um asteroide em rota de colisão com o planeta.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.