NASA possui esquema de alerta para asteroide apocalíptico; veja como é

por Mariana Gomes
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 21 fev 2024, às 17h12.

Caso um “asteroide apocalíptico”, semelhante ao que extinguiu os dinossauros há 66 milhões de anos, fosse cair na Terra nos dias atuais, não só a humanidade saberia com antecedência, como poderia prevenir o pior, revelou a NASA ao Business Insider.

O Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária da NASA é o programa responsável por encontrar, localizar e averiguar o risco de asteroides no sistema solar. Para tanto, o departamento trabalha com a Rede Internacional de Alerta de Asteroides.

Caso um “asteroide apocalíptico” se aproximasse da Terra, a NASA possui um protocolo para notificar a humanidade. Uma vez que toda a equipe do Gabinete concordasse que o impacto era iminente, a NASA enviaria um alerta para o país que mais seria afetado. Caso o estrago fosse de nível internacional, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior seria notificado.

Além disso, a NASA possui métodos para prevenir um “asteroide apocalíptico” de atingir o planeta. Se a ameaça for descoberta com cinco a dez anos de antecedência, é possível desviar o asteroide.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui