Eclipse solar vai atingir geração de energia de moradores dos EUA

por Jessica de Holanda
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 8 abr 2024, às 15h31. Atualizado às 16h24.

O eclipse solar desta segunda-feira (8) vai atingir diversas casas dos Estados Unidos (EUA). À medida que a luz solar for bloqueada durante as horas de geração mais importantes, aproximadamente 30 gigawatts de energia solar não serão geradas, o equivalente à produção de 30 reatores nucleares.

Leia também:

Para a região nordeste, a rede operada pela PJM Interconnection LLC perderá cerca de 4,8 gigawatts de energia solar em escala de utilidade e aproximadamente a mesma quantidade de sistemas de telhado.

O impacto na rede do meio-oeste será ligeiramente menor — 4 gigawatts.

O eclipse vai escurecer brevemente uma longa faixa da América do Norte, do norte do México à Nova Inglaterra e às províncias marítimas canadenses.

Na visão da consultoria, as empresas de serviços públicos tiveram bastante tempo para aumentar as fontes de energia alternativas, então elas não devem afetar boa parte dos preços de energia.

O que é o eclipse solar total?

O eclipse solar total ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando toda a sua luz em determinadas regiões do planeta. Esse alinhamento resulta em um momento único, transformando temporariamente o dia em noite.

Quando apenas parte da luz solar é bloqueada, o evento é classificado como um eclipse solar parcial ou anular. O eclipse previsto para o dia 8 de abril será total, marcando o último eclipse solar desse tipo visível nos Estados Unidos até 2044.

Onde assistir o eclipse de 8 de Abril?

Milhões de pessoas estão previstas para estar no trajeto do eclipse solar total, dependendo da localização geográfica. Para aqueles que não estarão na região privilegiada, existe a opção de acompanhar a transmissão ao vivo pela Nasa, através do canal do Youtube.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mostrar próximo post
Carregando