PR tem pelo menos 50 pesquisadores entre os melhores e mais influentes do mundo

Publicado em 20 out 2023, às 20h49. Atualizado às 20h52.
POST 1 DE 3

Um ranking, elaborado pela editora científica Elsevier, e que elenca os melhores e mais influentes pesquisadores do mundo, tem pelo menos 50 profissionais atuantes em universidades paranaenses, públicas e privadas.

O critério de classificação era a quantidade de citações dos autores em diferentes trabalhos científicos, resultado da avaliação de produções científicas de mais de 400 mil cientistas de instituições de todos os continentes.

Entre as universidades estaduais do Paraná, há 22 profissionais, atuantes na UEM (9 professores), UEL (8), UEPG (3) e Unicentro (2).

Entre as universidades federais no Paraná, a UFPR tem também 22 profissionais citados. Um deles, o docente Leandro do Santos Coelho, do Departamento de Engenharia Elétrica, é o primeiro professor da UFPR em duas listas.

Além das universidades estaduais e da UFPR, outras três instituições sediadas no Paraná aparecem na classificação: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Instituto Carlos Chagas, de Curitiba; e Universidade Tecnológica do Paraná.