Manifestação indígena contra mudanças climáticas interdita BR-277
Os indígenas denunciam a falta de atenção às enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e as crises climáticas
A BR-277, no km 111 em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, está interditada no sentido Ponta Grossa devido a uma manifestação indígena. O protesto é liderado por indígenas Guaranis, Kaigangues e Xoklengs.
- Leia mais: Brasileiros veem população como maior ajuda às vítimas da chuva no RS, diz pesquisa
- Animais resgatados no RS recebem casinhas de penitenciária do PR
As reclamações vão desde a falta de atenção às enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as crises climáticas e também contra o plano safra anunciado nesta quarta-feira (3).
Devido às manifestações indígenas, diversas rodovias do país estão sendo fechadas, inclusive em Brasília, no acampamento Terra Livre. O líder indígena e secretário executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Cacique Kretan Kaigangue, denunciou a expansão da indústria do petróleo e carvão mineral sobre territórios indígenas e quilombolas.
Um total de 1.618 indígenas migraram do Rio Grande do Sul para o Paraná buscando melhor acolhimento, distribuídos em vários acampamentos. Eles enfrentam graves condições de saúde e desnutrição, além de estarem sem a assistência necessária do governo estadual do RS e do governo federal.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.