Médico engravida pacientes usando o próprio sêmen e possui 96 filhos

Publicado em 12 maio 2022, às 11h08.

O médico especialista em fertilidade, Donald Clive, inseminava suas pacientes com seu próprio esperma sem o conhecimento delas, com isso ele gerou 96 filhos biológicos. A Netflix lançou um documentário chamado “Pai Nosso?” sobre o caso, que ocorreu em Indiana, Estados Unidos e iniciou nos anos 70.

Em 2014, Jacoba Ballard decidiu fazer um teste de DNA feito em casa para descobrir se ela tinha meio-irmãos, pois ela sabia que a mãe havia usado um sêmen de um doador. A mulher acreditava que teria dois ou três irmãos, mas ficou surpresa ao descobrir que tinha sete meios-irmãos.

No documentário, Ballard conta como descobriu que a família foi enganada pelo médico Donald Clive. De acordo com a produção, o médico abriu a clínica de fertilização em 1979. Na época, ele foi procurado por diversos casais que desejam ter filhos e que precisavam recorrer à inseminação artificial. 

Como todo procedimento de fertilização, o esperma usado deve ser de um doador que passa por um processo de triagem e avaliações. Contudo, Clive usava o próprio esperma nas pacientes. Clive se fechava em uma sala que se masturbava, em seguida usava o sêmen colhido para fecundar a paciente.

Devido a usar o sêmen de forma incorreta, sem a devida triagem do doador, alguns filhos biológicos de Clive, desenvolveram doenças autoimunes. 

Após a descoberta, Ballard e outros filhos biológicos do médico o confrontaram, mas não obtiveram a resposta desejada.  As famílias afetadas acreditam que Donald Clive deve ser tratado como um estuprador. Contudo, ao ser julgado em 2017, o médico não recebeu nenhuma sentença, mas perdeu a licença médica e pagou uma multa de U$ 500 dólares. Segundo o depoimento de Clive, ele tinha boas intenções e queria ajudar as mulheres. 

Na produção audiovisual, é revelado uma teoria de que Clive fazia parte de um culto religioso que pregava a ideia de “quanto mais filhos melhor”.  Ao todo 96 pessoas foram identificadas como filhas do médico. O documentário já está disponível para os assinantes do serviço de streaming.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

Mostrar próximo post
Carregando