Foz do Iguaçu: IPTU 2024 está disponível para pagamento
Os boletos do IPTU 2024 de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, estão disponíveis para serem emitidos pelos contribuintes da cidade a partir desta quinta-feira (22). De acordo com a prefeitura, são mais de 149 mil imóveis aptos à cobrança do imposto.
Confira agora todas as informações necessárias para a realização do pagamento do imposto.
Como emitir o boleto do IPTU em Foz do Iguaçu?
A prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou que os boletos podem ser emitidos de duas maneiras: online e presencial.
Para aqueles que desejam realizar o procedimento sem sair de casa, é necessário acessar o portal da prefeitura (por meio deste link) e inserir o número da inscrição imobiliária do imóvel.
Aqueles que tiverem alguma dificuldade ou que tem a preferência pelo serviço presencial, podem buscar atendimento na Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu. É necessário agendar o atendimento pelo Whatsapp (45) 98402-3239.
A secretaria imprime o boleto na hora, de forma gratuita.
O boleto do IPTU de Foz do Iguaçu é entregue nas casas?
A Prefeitura de Foz do Iguaçu não realiza o envio dos boletos na casa dos contribuintes há cerca de seis anos.
A administração argumentou que os custos do envio eram altos e que alguns problemas no serviço de entrega acabavam atrasando a entrega dos carnês, o que prejudicava os contribuintes.
Por esse motivo, a prefeitura disponibiliza a impressão dos boletos de maneira gratuita presencialmente na Secretaria da Fazenda.
Qual é o prazo para o pagamento do IPTU?
O contribuinte de Foz do Iguaçu pode optar por pagar o IPTU de duas maneiras: à vista ou de forma parcelada.
Para quem deseja quitar o valor de uma única vez, o vencimento do boleto está definido para o dia 22 de março de 2024.
Já aqueles que desejam parcelar o imposto, a primeira parcela vencerá no mesmo dia, 22 de março, no entanto o cidadão precisa pagar as demais parcelas até o dia 15 dos meses seguintes.
Qual é o valor do IPTU?
Em Foz do Iguaçu, sobre o valor venal do imóvel foram aplicadas as seguintes alíquotas: imóvel edificado (Predial) de 1,0% e para imóvel não edificado (Territorial) foram de 2,0%.
Conforme explica Salete Horst, secretária da Fazenda, o contribuinte que pagou a vista o IPTU de Foz do Iguaçu nos últimos anos também terá direito a uma bonificação em 2024. “Terá direito a bonificação progressiva aqueles que recolheram o imposto nos anos anteriores em cota única. A bonificação é de 2,5% ao ano. Acumula-se a bonificação progressiva até o limite de 15%”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui