Portos do Paraná batem recorde histórico de movimentação mensal

Esse é a maior movimentação mensal de portos do Paraná desde dezembro de 2023, quando houve a movimentação de 6.376.229 toneladas

por Mariana Gomes
com informações da AEN e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 15 jul 2024, às 21h20.

Os dois portos do Paraná alcançaram uma marca histórica em movimentação em junho de 2024. Neste mês, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 6.582.670 toneladas, aumentando 3% em relação ao recorde anterior. 

Portos do Paraná batem recorde histórico de movimentação mensal
O volume de açúcar a granel exportado pelos portos do Paraná cresceu 15% em comparação a 2023 (Foto: Divulgação/Claudio Neves/Portos do Paraná)

Até então, o recorde era de dezembro de 2023, com 6.376.229 toneladas. Contudo, a nova marca alcançada em junho deste ano atingiu o melhor desempenho mensal na história dos portos paranaenses.

De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, alcançar essas metas é um desafio. “É a conquista de um time muito consolidado, ainda mais considerando que somos o lugar que mais chove no Brasil e que nos obriga a suspender a movimentação de granel”, relatou. “É desafiador alcançar tantos recordes nessas condições”.

Na exportação, os produtos em destaque são o açúcar a granel, com 669.380 toneladas, e a soja, com 1.676.369 toneladas. Por outro lado, os produtos fortes na importação são os fertilizantes, com 4.777.376 toneladas, e os contêineres, com  63.600 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner).

Conforme afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, os resultados são fruto de planejamento operacional e engenharia. “Junho se mostrou como um mês de grande movimentação tanto na exportação quanto na importação e a perspectiva para o segundo semestre é ainda melhor”, afirmou. Ao todo, os portos paranaenses ganharam quatro prêmios consecutivos de melhor gestão portuária, concedido pelo governo federal. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.