Vendas de varejo crescem 4% no primeiro quadrimestre no Paraná
Na variação mensal entre abril e março, esse é o sétimo melhor resultado do Brasil
As vendas do comércio varejista cresceram 4% entre janeiro e abril de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado, no Paraná. Os dados, dos quatro primeiros meses do ano, são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado foi puxado pelo crescimento nas vendas do setor de material de construção (14,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, empatado com o setor de móveis (13,7% cada), e veículos, motocicletas, partes e peças (12,3%). Na sequência aparecem outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,1%), hipermercados e supermercados (8,8%) e móveis e eletrodomésticos (8,7%).
A alta das vendas registrada no Paraná também impactaram positivamente a receita, com crescimento de 6,6% no acumulado do ano de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Esse é o segundo melhor resultado do Sul do pcom supervisão de Scheila Pessoaaís, atrás do Rio Grande do Sul (7,2%) e à frente de Santa Catarina (4,9%).
Leia mais:
- Sindicato afirma que preços dos combustíveis subirão após MP do governo Lula
- Homem invade comércio com carro para salvar suspeita de furto e acerta criança
Na variação mensal entre abril e março, o volume de vendas no estado cresceu 1,4%, acima da média nacional, de 0,9%. É o sétimo melhor resultado do Brasil e o melhor da Região Sul. Santa Catarina teve recuo de -0,3% e Rio Grande do Sul teve queda de -1%. Nos últimos 12 meses em relação ao mesmo período anterior, o Paraná registra alta de 2,3% no volume de vendas do comércio varejista.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.