Colégio de Maringá onde alunos secaram chão se manifesta; jovens teriam cometido ato de indisciplina
O colégio estadual Instituto de Educação Estadual de Maringá divulgou, na manhã desta quinta-feira (2) uma nota sobre o caso dos alunos flagrados secando água da chuva dentro de uma sala de aula na instituição. De acordo com o colégio, o alagamento da sala foi causado pelos próprios estudantes.
De acordo com a nota, “nesse dia de chuva volumosa, no período da tarde, um grupo de 12 alunos(as) que estavam em atividade extracurricular, resolveram, deliberadamente, em ato de indisciplina, tomar banho de chuva desconsiderando que teriam outras aulas em sala, portanto, precisariam estar secos e em condições de assistir as demais aulas”.
- Leia também: Polícia investiga porteiro suspeito de estuprar menino de 7 anos dentro de escola no PR
Segundo a nota, os alunos foram então levados para o setor pedagógico da escola, deixando o chão da sala bastante molhado, “fato que levou a pedagoga a solicitar que eles mesmos auxiliassem na remoção da grande quantidade de água que ficou para melhorar o ambiente para eles mesmos”.
A nota diz ainda que, enquanto o trabalho de secagem era feito, os funcionários do colégio ligavam para os pais e responsáveis pelos alunos, para que buscassem os alunos ou levassem uma troca de roupas para eles.
O texto divulgado pela escola diz ainda que os alunos “levaram bilhetes a seus pais e mães para que comparecessem à escola e tomar ciência de todos os fatos. Reiteramos ainda que a mãe que aparece na reportagem, em questão, foi uma das que não atenderam nosso chamado e não veio até a escola para se inteirar do assunto, preferindo fazer sensacionalismo, diante uma situação meramente pedagógica, deixando assim de colaborar com a educação do seu próprio filho”.
Alunos flagrados secando chão
Alguns pais e responsáveis de alunos ficaram revoltados após as imagens de estudantes secando uma sala de aula dentro do colégio circularam pelas redes sociais. Segundo os pais, os alunos foram obrigados a realizar o serviço.
O vídeo teria sido gravado na última segunda-feira (30) pelos próprios alunos da instituição. As imagens mostram alunos torcendo panos de chão em um balde na sala de aula. A água teria entrado na sala após a chuva que caiu na cidade durante o fim de semana e também na própria segunda-feira.
Mães receberam o vídeo e enviaram para a redação da RICtv de Maringá. Elas se mostraram revoltadas com a situação. “Em vez de estudarem, eles estão sendo obrigados a secar o chão. Ficaram todos muito molhados. Um absurdo”, afirmou Sheila Roberta Dias Camilo, mãe de um dos alunos que aparece no vídeo.
Na terça-feira (31), a reportagem da RICtv entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, que afirmou desconhecer a situação e que, portanto, não iria se manifestar. A equipe de reportagem também foi até o colégio, mas a direção do colégio não recebeu a equipe.