por Mariana Gomes
com supervisão de Giselle Ulbrich

Após o Novo Ensino Médio (NEM) deixar a desejar para os alunos e professores, o Senado Federal está discutindo uma nova reforma para o ensino médio brasileiro. O Executivo já havia apresentado um Projeto de Lei em outubro de 2023, e o Congresso planeja continuar a discutir o assunto em 2024.

Suspenso desde abril de 2023, o NEM não encontrou apoio entre os educadores e estudantes, afirma o Ministério da Educação. Os críticos da reforma relatam que a falta de um debate prévio à aplicação do NEM fez com que as novas regras aprofundassem desigualdades entre estudantes das redes públicas e privadas. De acordo com especialistas, os jovens de escolas públicas acabavam sendo induzidos a cursarem itinerários menos qualificados por falta de estrutura.

O PL apresentado está em análise na Câmara dos Deputados e altera diversas regras, como carga horária, formação de professores e disciplinas obrigatórias. A principal mudança, contudo, seria nos “itinerários formativos”, uma das áreas mais criticadas do NEM.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

22 jan 2024, às 20h59. Atualizado às 21h00.
Mostrar próximo post
Carregando