A Secretaria de Educação do Paraná (SEED) confirmou que o livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, vai retornar à rede pública de ensino ainda neste mês. Segundo a pasta, assim que terminar a análise sobre o conteúdo da obra, ele deve ser disponiblizado novamente nas instituições de ensino.

O livro havia sido retirado das instituições em março e gerou críticas de especialistas, estudantes e do próprio autor. A obra integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).

O autor Jeferson Tenório foi às redes sociais comemorar o retorno de seu trabalho à rede pública de ensino tanto no Paraná quanto no estado de Goiás. Para Tenório, esse episódio serve para deixar a sociedade mais atenta a tentativas autoritária em relação aos livros e a arte.

Entenda a polêmica

O livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, está sendo retirado das bibliotecas de algumas escolas estaduais do Paraná e a decisão criou polêmica nas redes sociais. O recolhimento ocorreu após a diretora de uma escola no Rio Grande do Sul publicar um vídeo reprovando o uso da obra.

O “Avesso da Pele” aborda a questão do preconceito racial no Brasil e narra a história de Pedro, cujo pai foi assassinado em uma abordagem policial. Porém, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR), há “expressões, jargões e descrição de cenas de sexo explícito”, consideradas inadequadas para alunos do Ensino Médio.

A decisão de recolher o romance foi classificada como censura pelo Sindicato dos professores e funcionários de escolas do Paraná (APP-Sindicato).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

12 abr 2024, às 18h03. Atualizado às 18h15.
Mostrar próximo post
Carregando