A inovação do varejo inteligente

por Kauana
Publicado em 30 nov 2020, às 01h34. Atualizado em: 15 jun 2021 às 11h14.

O varejo em lojas presenciais, como supermercados e shopping centers por exemplo, onde a operação diária é focada 100% na venda para o cliente, e a noite existe toda uma mobilização preparando para que o dia possa acontecer, movimenta muitos funcionários, muitas pessoas.

Nesse período de pandemia, onde as pessoas tiveram que trabalhar em home office, o impacto da falta de comunicação diária entre gestores e equipe acarreta perdas significativas. O gestor deve assumir o papel de uma escuta mais ativa.

Para Luciano Koiti Abe, Superintendente do Shopping Curitiba, após o primeiro momento de adaptação imediata aos métodos de home office, as pessoas conseguiram se adaptar ao trabalho remoto. Agora, cada pessoas teve uma resposta diferente, e o gestor deve ficar atento a isso.

Como usar a pandemia para a inovação do varejo inteligente

A pandemia acelerou o propósito que muitas empresas tinham para introduzir na equipe uma nova modalidade de trabalha, com novas ferramentas e novos processos, alguns até experimentais.

“Olhando para dentro do shopping, realmente a pandemia acelerou diversos testes e sanou diversas dúvidas que tínhamos com relação a questão de modalidades e práticas de mercado. Um exemplo foi o uso do serviço de delivery por lojas tradicionais como calçados e vestuário, por exemplo.”

explica Luciano

O varejo precisou se reinventar e para o caso dos shoppings, que estavam acostumados a esperar o cliente entrar na loja, houve uma necessidade de busca ativa por estes clientes. O suo de ferramentas, como o whatsapp, aliados a estratégias de comunicação com o cliente, fizeram com que muitas lojas saíssem do físico.

Por parte da administração dos shoppings, os lojistas é que são seus clientes. Olhando para a necessidade dos clientes que já não dispunham mais do ambiente físico para vender, a BRMalls criou toda uma plataforma de marketplace, para aqueles lojistas que não tinham ainda o seu e-commerce desenvolvido.

“A ideia é que a gente consiga trazer um programa de fidelidade, que traga promoções e ofertas exclusivas dos lojistas para os clientes, que sejam mostradas dentro da plataforma do marketplace, e que consigam fazer a entrega dentro do delivery center.”

Luciano Abe

Qual o papel da liderança para a inovação do varejo inteligente

Ter uma boa gestão de conflitos e ser um líder motivador são requisitos essenciais, mas o que se tornou diferencial nesta pandemia foi o relacionamento próximo com a equipe. Esta proximidade cria uma ponte muita próxima com o colaborador, para que ele sinta confiança nesse relacionamento.

No varejo super tradicional, a pandemia veio para transformar esse mercado. Surgiram novas necessidades do público, e as empresas que não conseguirem se adaptar a isso, dificilmente permanecerão neste mercado por muito tempo. E a inovação se tornou uma necessidade.

É preciso perceber que o movimento para o online não vai acabar, no entanto, nem todos abandonaram o físico. Para os shopping centers, por exemplo, o fluxo de pessoas diminuiu, mas a conversão das vendas aumentou no físico. É preciso ter o foco no cliente.

Se por um lado o digital veio para ficar, a inovação trouxe a necessidade de as pessoas olharem para dentro de sí mesmas, e olhar para as outras de forma diferente. Não apenas para o lado profissional, mas pelo lado pessoal. A humanização das relações se tornou importante. E a liderança exerce um papel fundamental neste processo de adaptação.

Acompanhe na íntegra o bate papo:

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Mostrar próximo post
Carregando