por Kauana

Com mais de 15 anos de experiência com inovações tecnológicas em startups, o time da dod acredita que a tecnologia é um meio para tocar e transformar o mundo. Segundo Rufo Paganini, CEO e Founder da startup, “O mercado precisa entender quem é seu cliente e como se relacionar com ele durante a experiência de compra. Se faz necessário mapear seu comportamento durante os pontos de contato com o produto e gerar indicadores acerca do nível de atração que este expressa em relação ao mix oferecido ao cliente”.

Hoje uma das principais dificuldades do mercado do varejo é entender o comportamento do consumidor. Isto porque o consumidor está cada vez mais criterioso, quer cada vez mais serviços personalizados e ainda é capaz de mudar o seu comportamento de consumo rapidamente. Quando vamos para o varejo de grandes lojas, por exemplo, conhecer este comportamento fica ainda mais difícil, devido ao grande volume e ao grande fluxo de pessoas nos estabelecimentos. Pensem na quantidade de pessoas que circulam num supermercado ou num shopping center, por exemplo.

O dod é um dispositivo autônomo que estabelece critérios sobre o comportamento do consumidor utilizando as imagens da câmera e um complexo software de inteligência artificial para interpretar gestos, olhares, expressões e comportamentos do consumidor. Mais do que apenas observar, estas imagens interpretadas dizem muito mais sobre o comportamento das pessoas nos ambientes. Analisando fluxo, mapa de calor, gênero, idade, sentimento e taxa de conversão, a inteligência artificial pode medir qual é a relação de que entrou comparada com a quem entrou na loja física.

Para Rufo, o mercado “precisa descobrir o gargalo da venda, se é o produto, preço, propaganda ou layout dos pontos de venda, mas em especial, descobrir em tempo real o nível de satisfação do seu consumidor.”. E tudo isto é oferecido em tempo real. As imagens da câmera são analisadas pelo software de inteligência artificial e alimentam instantaneamente um banco de dados através da internet, que por sua vez pode ser visualizado através de um computador ou celular onde quer que o lojista esteja.

Mas não é só no varejo que as informações poderosas das câmeras podem ser utilizadas. Na educação, por exemplo, o dod criou a ferramenta e-Campus, que utiliza reconhecimento facial para automatizar o registro de presença dos alunos em sala de aula, é capaz de gerar painel de informações educacionais moderno com indicadores relacionados a atenção, engajamento e satisfação dos alunos em sala de aula, e muito mais. Esses indicadores podem ser somados a outras variáveis sobre a situação educacional do aluno e alimentar um método preditivo que apoia no combate contra a evasão escolar.

É incrível como a tecnologia pode ser utilizada em favor de vários ambientes de nossa sociedade, é preciso apenas startups que tenham esta finalidade. No final da entrevista, Rufo deixa a sua mensagem: “Minha principal experiência foi em conectar a tecnologia com as necessidades e desejos reais das pessoas, ao criar novos pontos de contato com a informação e tornar suas vidas mais eficientes e felizes.”

Embarque nessa e use a tecnologia a seu favor. Neste ano de 2020 use o universo das startups para fazer o seu projeto de inovação acelerar juntamente com grandes empresas do varejo.  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e oi@labiie.com.br e agende uma visita. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua inovação.

29 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 17 jun 2021 às 16h42.
Mostrar próximo post
Carregando