por Kauana

A todo momento vivemos as maravilhas e avanços tecnológicos que transformam o desenvolvimento humano, cada vez mais acessíveis para a população que convive com o melhor das tecnologias, inclusive o audiovisual. Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar como eram as filmagens e gravações a 30 anos atrás…

A produção era cara e os equipamentos, mesmo que inovadores para seu tempo, possuíam limitações, era demorado e não tinha como atingir as pessoas para além dos meios televisivos. Agora, basta um celular e teremos imagem e som com qualidade, gravações rápidas e com um leque de opções de edição, de conexão com o espectador e maior poder de transmissão. 

O audiovisual se transformou rapidamente. Filmagens, resoluções absurdas e interações impactaram em uma polarização e inovação do áudio e vídeo, pois atualmente gravar um podcast e bombar um vídeo no Youtube está ao alcance de qualquer um que desejar.

Algo que no passado era somente possível para profissionais, hoje está ao alcance de todos devido às evoluções tecnológicas. Elas facilitaram a utilização de ferramentas, tornando amadores em quase profissionais do ramo. Claro que não é tão simples, o domínio dessas tecnologias é o que diferencia o profissionalismo, e não apenas usá-las. 

Apesar da sua multidiversidade, o audiovisual também sofreu como todos o impacto da pandemia, mas só que não da mesma forma. Por ser um setor abrangente que atende a publicidade, a comunicação e interação, viveu mais uma transformação e deu fortalecimento ao streaming. 

A inovação cria novas possibilidades que deixam um campo aberto de oportunidades para o audiovisual. Que não morre, não sai de moda e não perde seu valor. Apenas sofre transformações e adaptações conforme a tecnologia pede.        

Qual é o futuro do audiovisual? 

O rompimento de limitações onde só profissionais e pessoas capacitadas possam estar por trás de uma câmera ou no comando de uma mesa de som. Mesmo assim, ainda formará profissionais cada vez mais dominantes e qualificados, pois por mais que seja acessível para todos, o mercado é seleto e rígido com o que realmente é bom e vale a pena.

Uma verdade que não dá para negar é que a tecnologia corre nas veias das gerações desse novo milênio, que se deparam com esses avanços sem assombro. Inovar é normal para eles e trazem para o mercado pessoas com extrema facilidade em desenvolver novos caminhos com o uso das tecnologias. 

São pessoas com habilidades que passam a ser colírio para os olhos de muitas corporações. Mas só há sucesso quando os recursos e ferramentas se unem com conhecimento e sabedoria. Não basta ser imerso na tecnologia, é preciso saber o que realizar com ela em mãos. 

Antes poderíamos dizer que a tecnologia era uma inovação e ela seria um diferencial. Hoje se não souber o que fazer com a tecnologia, não tem diferencial, pois todos têm acesso.

Kauana Yrina – CEO da Condor Connect

O casamento de aprendizado com recursos resulta em profissionais altamente qualificados. Conhecer o passado é uma necessidade para qualquer profissão, assim, os futuros profissionais nascerão com inteligência cultural e ferramentas altamente inovadoras. 

Como atuar com destaque no audiovisual

Assim como em qualquer área, o sucesso só é atingido com esforço e dedicação, acendendo um conjunto de ações que trilhará caminhos mais abrangentes. Portanto, saber onde se quer chegar e o poder de reação que terá, firma qualidades que o diferenciam das demais pessoas.  

Pessoas já vivem pressionadas por diferentes motivos. Agora quem as pressiona é a inovação. Ela exige rigorosamente do profissional do futuro qualidades interpessoais, aprender e desaprender na mesma velocidade, passível a qualquer transformação e que manipule grandes tecnologias de audiovisual. 

O setor tem mudanças toda hora, pois envolve inovação e tecnologia, e tudo o que envolve tecnologia está mudando a todo momento.

João Henrique – Proprietário da Movi Produtora

Será inevitável que o mercado vai exigir cada vez mais dos profissionais da área, com recursos altamente inovadores, será preciso de pessoas de mesmo nível de inovação para manusear da melhor forma o que o audiovisual oferece.

Importante lembrar que a inovação não é apenas um ato revolucionário que vá promover uma disrupção de mercado, é uma mudança de hábitos e cultura que vai ocasionar em um profissional de destaque. Em um campo que diariamente se transforma tecnologicamente e vive a inovação a todo instante, é preciso surpreendê-lo e inovar mais do que esperam.

Acompanhe nosso bate-papo completo:

Ou se preferir, ouça como podcast:

Surgiu um projeto inovador e não sabe onde executá-lo? Entre em contato com a nossa aceleradora Condor Connect para fomentar sua inovação através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Agende uma oportunidade de dar vida a suas  ideias.  Não perca a chance de fazer acontecer!

22 abr 2021, às 15h47. Atualizado em: 15 jun 2021 às 09h59.
Mostrar próximo post
Carregando