por Kauana

 

A tecnologia tem transformado de maneira significativa como o usuário acessa e diferencia as informações na internet.

Com tanta informação disponível, está cada vez mais difícil chamar a atenção do consumidor. As mídias de comunicação embarcadas, aquelas que ficam disponíveis dentro dos ônibus, por exemplo, tem perdido espaço para os celulares, por exemplo. Neste cenário tradicional, usar tecnologia e inovação é uma estratégia para chamar a atenção dos passageiros. Acompanhe neste artigo a experiência da Bus Station, uma startup curitibana especializada em mídia embarcada.

O mais intrigante quando pensamos sobre uma startup é imaginarmos como foi que surgiu a ideia do negócio, qual é a sacada do empreendedor. No caso da Bus Station, a ideia surgiu de maneira bem simples: os empreendedores são usuários de ônibus. Apesar de contarem com uma certa qualidade no transporte em algumas cidades, os empreendedores sentiam que havia muito a ser melhorado, principalmente em relação a superlotação nos veículos, o preço da passagem e a falta de interação com o passageiro.

A ideia é simples e complexa ao mesmo tempo, mas nada que a tecnologia não resolva. A Bus station é um canal de rádio que o usuário pode acessar pelo aplicativo do celular. Desta maneira o usuário pode acompanhar informações, notícias, propagandas e recados enquanto estiver no trajeto do ônibus. Isto elimina um pouco do estresse da poluição sonora que existe nestes ambientes e pode disponibilizar para os usuários uma interatividade com o trajeto. E mais do que isso, cada trajeto conta com uma estação personalizada, passando as informações apenas das localidades próximas por onde a linha de ônibus está transitando. Deste modo, o usuário pode encontrar tudo o que gostou pertinho de seu trajeto.

Simples, mas complexo, os empreendedores tiveram muitos desafios no caminho do seu negócio. “A dificuldade envolvida ao se implementar uma inovação é grande, pois você tem de apresentar cada benefício aos envolvidos por se tratar de algo jamais visto antes. Embora a burocracia atrase o planejamento da empresa, jamais pensamos em desistir, pois a necessidade de melhoria na qualidade do transporte público ainda existe e é nosso dever sanar o máximo possível dessa demanda”, contam os empreendedores da Bus Station. Hoje a startup é incubada pelo Worktiba cine passeio, onde passaram num processo de seleção com 90 outras startups, e além do espaço compartilhado recebem mentoria para desenvolver seus projetos e têm encaminhamentos para programas do ecossistema local e nacional.

Apesar de existirem empresas com soluções similares, a principal vantagem da Bus Station está justamente nos diferenciais: “Nós comercializamos nossos equipamentos e oferecemos junto com isso uma mídia, que é a Bus Station, a qual transmite notícia, utilidade pública, informações institucionais e publicidade que se convertem em renda que são implementadas em melhorias no transporte. Os benefícios variam de acordo com a demanda da cidade. Algumas localidades priorizam acesso à Wi-Fi ao passageiro, outras melhorias na infraestrutura de pontos e terminais, outras como em contato que estamos tendo na Austrália desejam a mídia com acesso a música de fundo além das informações corriqueiras”. Para os empreendedores, o principal diferencial está em ser um produto sob demanda.

Como uma startup muito engajada no ecossistema, os empreendedores da Bus Station acreditam e incentivam muito o empreendedorismo: “Trabalho árduo é a principal tarefa para se concretizar algo. Planejamentos e ideias são importantíssimos, mas não saem do papel … Para abrir um negócio é preciso ter vontade, perseverança e energia, caso contrário as coisas podem não sair como o esperado”, e deixam esta mensagem de incentivo aos empreendedores de plantão.

9 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 6 jul 2020 às 11h19.
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