Aluna apresenta tese sem roupa após crítica de professora

No dia da apresentação oficial da tese, ela tirou as roupas. (Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis)

Universitária alega que docente classificou shorts usado por ela em prévia do trabalho como “muito curto” para um discurso

*Do R7

Um aluna da Universidade de Cornell, em Nova York, apresentou sua tese sem roupa após ter sido criticada dias antes por uma professora. Letitia Chai, de 18 anos, alega que a docente questionou um shorts usado por ela na prévia do trabalho.

Em entrevista ao jornal universitário The Corwell Daily Sun, a aluna contou que a professora Rebekah Maggor havia classificado a peça como “muito curta” para um discurso.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

“A primeira coisa que a professora me disse (na prévia da tese) foi ‘é isso mesmo que você usaria?'”.

Leia também: Britânica troca vício de comer giz por argila e fatura bolada

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

Um aluno ainda comentou durante a discussão que a palestrante tinha a “obrigação moral” de se vestir de maneira mais conservadora durante uma apresentação, o que fez Letitia deixar a sala de aula.

“Não digo aos meus alunos o que vestir, nem defino para eles o que constitui uma roupa apropriada”, escreveu Rebekah em e-mail enviado à publicação. “Peço a eles que reflitam por si mesmos e tomem suas próprias decisões”.

Leia também: Mulher passa nove dias com barata dentro do ouvido

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

A professora ainda lembrou que, antes de questionar Letitia, havia pedido a um aluno que tirasse o boné e obedecesse à política de vestuário.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

“Dizer a alguém para tirar o boné não é a mesma coisa que dizer a uma garota que seus shorts são curtos demais”, rebateu a aluna.

Leia também: Restaurante serve hambúrguer com recheio de tarântula

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

Uma declaração assinada por 11 dos 13 alunos que testemunharam a cena classifica a atitude de Rebekah como um “erro de fraseado”, fato reconhecido por ela assim que Letitia saiu da sala. A professora ainda desculpou-se à classe pelo ocorrido.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

Mas, de acordo com a aluna, ao encerrar a aula, Rebekah a encontrou e perguntou o que a mãe dela achava desse tipo de roupa. “Minha mãe é professora de estudos de feminismo, gênero e sexualidade. Ela está bem com meus shorts”, respondeu.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

E completou: “Vou dar o melhor discurso da minha vida.” No dia da apresentação oficial da tese, Letitia tirou as roupas e ficou vestida apenas com as roupas íntimas.

Ela explica que a intenção do protesto não era perseguir a professora, mas aumentar a conscientização sobre essa “grande questão social”.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

A apresentação da tese foi transmitida ao vivo no Facebook. Em nenhum momento Letitia fez menção à docente ou ao incidente entre elas.

A universitária disse que se solidarizava com aqueles que já foram questionados por causa de suas aparências a partir da percepção de outras pessoas.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

O discurso de Letitia foi assistido por colegas, professores e convidados. “Tirem a roupa, todos!”, proclamou a estudante.

E, de acordo com o jornal universitário, mais de 20 pessoas atenderam ao chamado.

Foto: Reprodução/Facebook/Lchai Thesis

Aproximadamente metade do público presente no auditório.

“Recebi muitas mensagens de alunos (dizendo) ‘isso acontece comigo em tantas aulas e ocasiões diferentes'”, reportou Letitia durante o discurso.

A aluna vai se graduar ainda este ano, mas espera que o debate sobre o incidente continue vivo. Ela ainda conta que um professor pretende usar essa experiência no curso que leciona na instituição.

10 maio 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando