Feliz 2023!
Em nenhum outro dia a zero hora do dia seguinte é tão aguardada. Como que mágica, esse momento representa descanso, pois parece que ao chegar próximo dela a carga de sentimentos, trabalho e vivências do dia a dia se acumulam em nossos ombros e corações a ponto de intensificar o cansaço.
Esse momento também representa recomeço, oportunidade de mudar comportamentos, melhorarmos, buscar novas saídas e opções. E ainda, representa saudade. Saudade de coisas que passamos, vivemos e sentimos e agora ficaram realmente no passado. Enfim, essa data mais do que qualquer coisa, é um momento de balanço pessoal, de reflexão.
Mas porque isso ocorre? Muitos irão argumentar que trata-se de uma determinação de cunho social na qual estamos inseridos. Ou seja, nada mais é do que uma moda, um comportamento criado pelo sistema que vivemos. Outros irão falar na relevância mística, no cosmos, na volta ao redor do sol que foi completada naquele calendário.
Seja o que for é conceito que por questões civis, profissionais, financeiras, escolares, pessoais, ela contará como uma etapa alcançada e início de outra. Percebemos a contagem do tempo e seu impacto em nossas vidas.
E aqui chego o ponto que quero abordar. Com certeza as reflexões trarão oportunidades. A primeira que sugiro é a oportunidade de ser eficaz em suas relações. Menos intrigas mais harmonia. Isso está longe de tolerar tudo ou não se posicionar. Mas ser mais conciliador, ser a pessoa que busca a solução e não o que potencializa o atrito. Afinal, não sabemos o dia de amanhã e talvez não tenhamos a melhor oportunidade nos próximos períodos para corrigir.
A segunda oportunidade está em perceber que mais do que coisas, lembramos de momentos, de experiências, de sensações. Pouco lembramos das coisas materiais. A saudade de momento e pessoas nunca está naquilo que tínhamos fisicamente no momento, mas como nos sentimos. Por isso trate de valorizar os momentos e suas experiências não pelo que tinha mas com quem e como sentiu. Isso faz a diferença no seu dia hoje, fez ontem e com certeza fará amanha.
Há pouco tempo recebi uma notícia que tenho algo a tratar na minha saúde. A princípio algo relativamente inicial e não tão complicado. Porém abre uma possibilidade chata, vamos assim dizer. Isso foi um choque. Uma mistura de tristeza, medo, mas confiança.
Mas trouxe uma pergunta: como tenho sido em minhas relações? O que tenho deixado de marca na vida daqueles que são importantes para mim? Da mesma forma que quanto tempo terei para causar boas experiências e momentos. Óbvio que ninguém tem essa resposta, ninguém sabe o dia de amanha, e não há certezas quanto a isso, mas me senti realmente pegando a senha na fila e tendo que ficar atento ao painel.
Então, para que essa coluna justifique-se ao seu foco, que é o Financeiro Pessoal, quero que você trate suas conquistas financeiras, seus desejos e objetivos, não como o fim em si mesmo, mas como o meio para atingir algo. Para que essa capacidade financeira seja uma liberdade e não uma prisão.
Para que ela proporcione experiências e tranquilidades. Criar mecanismos que proporcionarão a despreocupação com seu dinheiro e o impacto na vida que isso trará. A pergunta é quanto é necessário. Cada um tem sua resposta. O ponto é que o necessário é aquilo que tire a preocupação com suas contas.
Com suas necessidades básicas e que habilite você e os seus a viverem experiências gratificantes, que vão desde comprar a casa, a fazer uma viagem, a ir ao cinema e a fazer um churrasco. Pois não há limite para acumular cada vez mais, sempre teremos boas e nobres justificativas, mas que essa busca não o tire do seu foco. Afinal, conforme uma pesquisa feita com pessoas em momentos terminais, nenhuma justificou que desejaria ter tido mais dinheiro acumulado, todos, praticamente sem exceção, queriam ter simples experiências a mais, como um simples abraço.
Enfim, pré-ocupe-se com seu dinheiro. Estabeleça suas metas para 2023. Seja diligente com seus gastos. Isso no longo prazo intensificará seus resultados e ainda mais, proporcionará ótimas lembranças e experiências. Seja para alegrar-se na virada do próximo ano, seja para quando for passar a régua final, você perceba que Valeu a Pena. E a saudade? A como ela dói! Mas como quanto maior ela é, mais temos a certeza que foi muito bom!
Isso é a vida.
https://www.linkedin.com/in/antoniocarlosgomesjunior/