Governo vai criar frente dos pedágios para se contrapor a proposta petista

por Arion Wolff
com informações da Erick Mota e supervisão de Luciano Balarotti
Publicado em 6 fev 2023, às 18h19.

O Governo do Estado está desenvolvendo uma nova proposta de modelagem do pedágio no Paraná para contrapor a proposta petista do deputado Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa (Alep). O governador Carlos Roberto Massa Júnior (PSD) afirma que há um bom encaminhamento para que as concessões aconteçam ainda esse ano.

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Segundo o governador, o Estado tem três exigências essenciais: o menor preço, a inclusão da concessão na Bolsa de Valores e a priorização das obras nas rodovias. Ele afirma que, se os representantes dos órgãos técnicos e o ministro do transporte, Renan Filho, mantiverem essas premissas, há chance para que as concessões aconteçam neste ano. Porém, dependem da estratégia e do planejamento do Governo Federal.

O governador também adiciona que os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Siel) e do Ministério da Infraestrutura se reuniram com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que também irá colaborar com a modelagem dos pedágios. Visando criar uma competitividade com as empresas, foi realizado o pleito de uma diminuição da curva de aporte em 2022 para diminuir o preço do pedágio.

Debate entre propostas

O governador também comentou sobre a contraproposta dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato. “Isso é uma discussão interna dos deputados. Eu entendo que a Assembleia Legislativa tem a responsabilidade e o dever de participar desse tema. É um tema importante que acaba influenciando no desenvolvimento econômico do Estado. A Infraestrutura é muito importante para o desenvolvimento econômico. Então a Assembleia tendo uma frente parlamentar, ela colabora inclusive com esse debate”.

Após o fim dos contratos de pedágio em novembro de 2020, o Governo Federal assumiu o novo processo de concessões no estado. Ratinho Junior defende um modelo híbrido, que prioriza a realização de obras nas rodovias pelas novas pedageiras, mas com um custo alto de tarifa aos usuários. Já a oposição ao governo, liderada pelo deputado estadual Arilson Chiorato, defende prioritariamente as tarifas menores. A realização de obras seria um ponto secundário. Isso levou Ratinho Júnior a apelidar o modelo defendido por Chiorato de “pedágio caipira”.

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