Determinação da Justiça em fechar Hospital do Coração coloca 10ª Regional em alerta

por Aline Cristina
com Kamilla Rotato/RICtv
Publicado em 14 jun 2022, às 12h29. Atualizado às 22h31.

A Justiça determinou o fechamento do Hospital do Coração, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Atualmente a instituição é referência em procedimentos cardiológicos, de ortopedia de alta complexidade e transplante renal. Além disso, o hospital tem 43 leitos utilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  A decisão colocou a 10° Regional de Saúde em estado de alerta.

“ Se você me perguntar hoje, para onde irão as pessoas que estão ocupando todos os leitos do SUS, nós não temos como absorver de momento. Ao longo desses meses nós vamos ter que trabalhar com as regiões de saúde para dar conta disso. Nos aguardamos a oficialização para 10ª regional.”

Lilimar Mori – diretora da 10ª Regional de Cascavel

Segundo a determinação da justiça, o prédio deve ser desocupado em quatro meses e 15 dias e caso não seja cumprida a liminar, a multa cobrada é de R$ 30 mil por dia.

O fechamento da unidade deve ser gradativa, no entanto, dentro de três meses, novos internamentos não podem mais ser feitos. No último mês de funcionamento, os pacientes internados devem ser transferidos e na sequência, nos últimos 15 dias, o local deve ser totalmente desocupado com a retirada de equipamentos e móveis.

O município também precisa deste tempo para se organizar, já que vai precisar de estrutura, equipamento e equipe para continuar os atendimentos à população.

“O estado tem alguns equipamentos no hospital ainda, da época da pandemia, que servem a nossa população.. Nós precisamos dessa ocupação gradativa. Vamos ter que estabelecer como a direção do hospital como vamos reduzir esses atendimentos até zerar, e eu não sei qual vai ser o destino desse hospital, mas a gente espera que continue sendo um hospital ofereça leitos para o SUS.”

Lilimar Mori – diretora da 10ª Regional de Cascavel

Entenda 

O impasse com a direção do hospital e os proprietários do prédio é antigo. O contrato de locação existe desde 2012. 

Em 2017, os donos alegaram inadimplência no pagamento, e de lá pra cá, outras movimentações levaram a uma disputa judicial. 

O problema seria resolvido de outra forma: uma nova empresa de saúde assumiria o aluguel e os serviços prestados, mas a empresa desistiu porque teria que assumir também a dívida deixada pelo hospital do coração, que ultrapassa 10 milhões de reais.  O resultado é o fechamento do hospital sem um substituto.

Em nota, o Hospital do Coração, afirma que está tomando as medidas necessárias e que deve entrar com recurso na justiça.

O que diz a Sesa

O secretário de Saúde do Paraná, César Neves, esteve em Cascavel, no fim da tarde desta terça-feira (14), para a assinatura da licitação de conclusão da obra da Ala Materno Infantil no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Em coletiva de imprensa, após o evento, ele foi questionado sobre o fechamento do Hospital do Coração. Neves se limitou a dizer que a Sesa ainda não tinha sido notificada oficialmente sobre o fechamento.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!